O que substitui a luz UV?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

As lâmpadas de LED geralmente são mais recomendadas que as UV, porque secam o esmalte em 45 segundos, contra oito a nove minutos na luz UV.

Ela é uma luz ultravioleta (UV), cuja radiação é invisível aos olhos humanos, mas que é refletida por objetos e superfícies claras, fluorescentes ou que contém fósforo. Quando isso acontece, esses materiais brilham e se destacam em ambientes escuros ou com pouca iluminação.

O que é a luz negra? É uma radiação ultravioleta, ou UV. Ela está no final do espectro de luz e, por isso, não a enxergamos. Ela foi inventada pelo norte-americano Philo Farnsworth, com o propósito inicial de melhorar a visão noturna e também para identificação de documentos e dinheiro falsificados.

Em geral, a exposição a um índice UV entre 1 e 3 durante uma hora pode causar queimaduras em pessoas com pele clara. No entanto, as pessoas com um tom de pele ligeiramente mais escuro irão bronzear-se. Se considerarmos os parâmetros utilizados em solários artificiais, o índice UV 3 é a exposição máxima.

Os raios ultravioleta emitidos pelo sol levam as siglas UVA (ultravioleta A), UVB (ultravioleta B) e UVC (ultravioleta C).

Devido a sua emissão de raios ultravioletas, os insetos são atraídos e rapidamente eletrocutados por choques elétricos eficazes. A maioria dos modelos dessas lâmpadas são 2x1, o que significa que podem ser usadas tanto para matar os insetos quanto para iluminar o ambiente normalmente.

Sua principal função é acelerar o processo de secagem das unhas, o que geralmente leva um bom tempo, com o uso da cabine UV o processo de secagem é reduzido a 2 minutos apenas.

Iluminação Fluorescente
Ambas as fontes de luz produzem mais luz UV do que as lâmpadas incandescentes convencionais.

Para conseguir esse efeito, comece colocando um pouco de água tônica em um recipiente no qual você consiga enxergá-la. Ela pode ser pura ou diluída em água; entretanto, quanto mais água você colocar, mais fraco será o brilho. A água tônica está disponível na maioria dos armazéns e dos supermercados e não é muito cara.

O LED ULTRAVIOLETA (UV) é um componente eletrônico do tipo diodo emissor de luz (LED - Light Emitting Diodo), formado por um material semicondutor que, quando aplicado uma tensão nos seus terminais, é capaz de emitir luz no comprimento de onda na faixa de 395nm a 400nm, que é a faixa de luz chamada de Ultravioleta.

Como se sabe, nossa única proteção na atmosfera contra os raios ultravioleta está sendo destruída dia a dia pelo homem e sua evolução. Por isso, a exposição à radiação ultravioleta sem meios adequados de proteção pode ser danosa à pele e à saúde.

A radiação ultravioleta (UV) é uma onda eletromagnética oriunda do raios solares, altamente energética e ionizante, capaz de retirar elétrons de átomos, gerando os íons. Ela possui um pequeno comprimento de onda, abaixo de 400 nanômetros, variando de acordo com a sua faixa de energia.

Isto acontece porque os fluidos corporais, como a urina, o sangue, a saliva ou o sémen, absorvem a luz ultravioleta, ou luz negra, e emitem, em reação, luz de um comprimento de onda visível pelo olho humano, um processo a que chamamos fluorescência.

De acordo com a médica, a alimentação é uma grande aliada na conquista do bronzeado desejado e para obter resultados mais eficientes é preciso turbinar a dieta com alimentos ricos em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A e favorece a tonalidade bronzeada da pele quando exposta ao sol.

Para bronzear mais rápido deve-se tomar sol com protetor solar adequado para o tipo de pele, fazer uma alimentação rica em betacarotenos e hidratar muito bem a pele diariamente. Estes cuidados devem ser iniciados antes de tomar sol e mantidos ao longo do tempo em que se está exposto ao sol.

Um Índice UV de 8 a 10 significa risco muito alto de danos. Tomar precauções extra, porque a pele desprotegida e os olhos vão se danificar e podem queimar-se rapidamente. Um Índice UV de 11 ou mais indica risco extremo de dano a partir de desprotegida exposição ao sol. Tomar todas as precauções.

Qual a melhor proteção UV para óculos? A proteção UV 400 é a melhor para óculos de sol ou de grau, garante 100% de proteção contra os raios ultravioletas prejudiciais a saúde dos olhos, isso porque ela bloqueia ondas até 400 nanômetros, que incluem todos os raios UVA e UVB.

De fato, as camas de bronzeamento artificial podem emitir 10 a 15 vezes mais radiação do que a próprio sol do meio-dia em um dia de verão2. Há estudos que mostram uma clara associação entre o uso da cama de bronzeamento artificial e o câncer de pele, tanto melanoma quanto não melanoma1,3.

A radiação UV faz parte da energia natural produzida pelo sol. No espectro eletromagnético, a luz ultravioleta tem comprimentos de onda mais curtos do que a luz visível, portanto, seus olhos não podem ver a radiação ultravioleta, mas sua pele pode senti-la. As camas de bronzeamento também emitem radiação ultravioleta.

De toda a energia do Sol que chega à superfície terrestre, cerca de 9% corresponde à radiação ultravioleta. A radiação ultravioleta é a mais energética entre as emitidas pelo Sol, é por isso que ela apresenta diversos perigos aos seres vivos.