O que substitui a CNH?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A nova cédula de identidade, ou RG, começou a ser emitida nesta terça-feira (26) no Rio Grande do Sul e, em breve, estados como Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná receberão o novo formato do documento.

O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho. Importante: Não são aceitos protocolos de documentos.

Portanto, somente o original com foto garantirá a identificação para entrar no local de prova. Também não valerá a apresentação de documento digital em aparelho de celular. Um dos motivos é que o documento precisará ficar visível na mesa do candidato durante o exame.

Segundo portaria 1095 que entrou em vigor dia 28 de abril de 2019, que exige Identidade Civil. Infelizmente, a Carteira de Motorista (CNH) não é valida como documento de Identidade civil, pois não atende às informações necessárias para colação de Grau.

A CNH-e funciona em uma blitz? Sim! A versão digital da sua habilitação tem a mesma validade jurídica que a CNH impressa. Portanto, mesmo que você esteja sem o documento em mãos, será possível apresentar a CNH eletrônica na blitz.

A CTPS Digital substitui a minha CTPS física? Sim. A CTPS Digital terá validade como documento para fins de acompanhamento do contrato de trabalho, não sendo válida como documento de identificação.

Para ter acesso ao documento eletrônico, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play (Android) e App Store (iOS). Depois, basta fazer o cadastro no aplicativo. O usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro.

Caso alguém não habilitado seja flagrado dirigindo, a multa ainda sim será aplicada. Contudo, não será o motorista que levará a infração, mas sim o dono do veículo. Caso o proprietário seja o motorista não habilitado, os pontos não serão aplicados, porém, a multa e medida administrativa da infração ainda vão existir.

Quem não possuir a CNH-e pode seguir utilizando normalmente o documento de habilitação impresso. Quem está no período permissionário (habilitado há menos de um ano e que ainda não emitiu a CNH Definitiva) pode fazer a CNH-e? Sim.

é um jeito fácil de baixar a CNH digital. no celular sem ter a CNH impressa em mãos e também sem precisar de dar o Detran para fazer a validação do celular é utilizando dois aplicativos o primeiro deles é o aplicativo gov.br se você não tem é só criar uma conta.

Serão considerados documentos oficiais de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte.

10 anos

1) Documento de identidade (RG) deve ser renovado a cada 10 anos.

Quanto tempo demora para CNH ser emitida 2022? A Carteira Nacional de Habilitação deverá ser emitida entre cinco e sete dias úteis no caso de uma renovação da habilitação, agora se for a Permissão para Dirigir, a primeira emissão de maneira física poderá levar até trinta dias.

Para ativar CNH Digital basta fazer o cadastro no Portal do Denatran, ativar um link de autenticação e informar no campo “código de ativação” o número enviado por email. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, deverá informar esse número.

Além disso, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação — de acordo com a Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997 — também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).