O que substitui a Carteira de Estudante?

Perguntado por: afigueiroa . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

A CIE estudantil 2022 é um direito que deve ser acessível a todos estudantes brasileiros. Assim, este benefício deve ser oferecido gratuitamente em alguns casos. Para tanto, deve-se utilizar o ID Jovem.

O estudante também paga meia-entrada se comparecer com o comprovante de matrícula ou o boleto bancário”, acrescenta.

Sendo necessário para exercer o direito da meia entrada, é necessária a apresentação da carteira de estudante, o documento estudantil deve seguir padrões para ter validade, como por exemplo a legítima carteirinha de estudante, oferecida pelo Documento Nacional do estudante.

O cliente que não utilizar o ingresso por não apresentar documentação válida não terá direito a reembolso do valor pago pelo ingresso ou qualquer tipo de ressarcimento ou compensação.

QUEM PODE PEDIR CARTEIRINHA DE ESTUDANTE 2023 E GARANTIR MEIA-ENTRADA? Estudantes dos cursos de ensino presencial ou do ensino a distância(EAD), podem solicitar a Carteirinha de Estudante 2023 para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas.

Posso comprar meia-entrada? Não, somente estudantes devidamente identificados poderão usufruir do direito de compra de ingressos meia-entrada.

A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País.

Como fazer Carteira de Estudante Digital do MEC

  1. Acesse idestudantil.mec.gov.br;
  2. Role a página e clique em “Sua instituição de ensino está inscrita?”;
  3. Consulte respectivamente Estado, Cidade e Nome da instituição;
  4. Se sua instituição de ensino estiver na lista, é possível emitir a ID Estudantil.

Estudantes de qualquer grau precisam da Carteira do Estudante; E finalmente, para os jovens de baixa renda é necessário apresentar Carteira de Identidade Jovem (ID Jovem).

Carteira de Estudante 2019
A partir de janeiro de 2019 a Carteira de Estudante tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem. E além disso, ao pedir a Carteira de Estudante 2019, sua validade é até março de 2020. Ela conta com ainda mais tecnologias de segurança e garante o direito do estudante à meia-entrada.

Mais de um milhão de alunos já podem ter acesso à carteirinha estudantil digital e gratuita do Ministério da Educação (MEC). Cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC, os estudantes precisam baixar o aplicativo “ID Estudantil” nas lojas virtuais de celular.

Para realizar a solicitação da identificação estudantil o processo é online. O aluno ou responsável deverá entrar no site do Documento Nacional do Estudante e clicar em “Solicite Agora”, deve preencher o formulário com todos os dados solicitados e aguardar o envio da sua carteirinha.

MENORES DE 21 ANOS
Ao completar 22 anos, perde-se o direito ao benefício. A comprovação é realizada mediante apresentação obrigatória de Documento de Identidade oficial com foto, expedido por órgão público e válido em todo território nacional, original ou cópia autenticada.

Veja como é rápido garantir sua meia-entrada

  1. Solicitação. Primeiro informe os seus. dados pessoais.
  2. Pagamento. Realize o pagamento da. taxa de emissão.
  3. Documentos. Finalize enviando as fotos. dos seus documentos.
  4. Entrega. Prontinho! Agora é só esperar chegar seu DNE.

Estudantes dos cursos de ensino a distância (EAD) podem fazer a solicitação da Carteira de Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas. Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: infantil, fundamental, médio, graduação e técnico.

Fazendo sua carteira de estudante digital

  1. 1 – Faça uma conta no DNE.
  2. 2 – Efetue o pagamento no valor de R $35,00 em cartão de crédito ou boleto bancário, valor referente ao seu documento do estudante.
  3. 3 – Enviar uma foto 3×4, uma cópia do seu documento de identidade e comprovante de matrícula.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessão do benefício depende de identificação a ser emitida pela Secretaria Nacional da Juventude, o jovem precisa apresentar a Identidade Jovem, documento virtual emitido pela internet, dentro do prazo de validade, junto a um documento oficial de ...