O que substitui 100g de arroz?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições, pode-se consumir quinoa, amaranto ou trigo sarraceno, por exemplo, que são alimentos ricos em carboidratos complexos com baixo índice glicêmico, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenir o câncer e ...

Batata doce
Está querendo saber mais sobre o que pode substituir o arroz e macarrão? Então temos mais uma opção deliciosa para você: a batata doce. Classificada como um carboidrato de baixo índice glicêmico, a batata doce é uma excelente opção para dar mais energia em qualquer período do dia.

Substitutos do arroz
Ela cita os seguintes: cenoura, brócolis, couve-flor, chuchu, beterraba, mandioca e abóbora. “Sempre que possível dar preferência aos alimentos orgânicos e da safra, eles estão livres de agrotóxicos, mais saborosos e frescos.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

Alguns cereis, como aveia e soja, podem ser boas alternativas para alcançar uma consistência parecida com a do arroz.

batata-doce

A batata-doceé um bom substituto para o arroz porque é uma boa fonte de carboidrato. Quando cozida, tem um baixo índice glicêmico, o que significa que é absorvida mais lentamente pelo organismo, garantindo um equilíbrio nos níveis de açúcar do sangue.

Uma das principais consequências de parar de comer arroz é a perda de peso. Isso ocorre porque o arroz é um alimento com baixo teor calórico. A redução calórica pode levar a uma perda de peso significativa se não for compensada com outros alimentos ricos em calorias.

  • Legumes e verduras: Brócolis. Cenoura. Couve-flor. Espinafre.
  • Oleaginosas: Amêndoas. Macadâmia. Nozes.
  • Peixes: Atum. Salmão. Sardinha. Truta.

Como substituir o arroz: couve-flor
Tem um sabor suave e uma aparência semelhante à do arroz cozido. Uma porção de 1/2 xícara (57 gramas) de couve-flor picada tem apenas 13 calorias, em comparação com 100 calorias da mesma porção de arroz branco.

Cogumelos salteados também podem ser um excelente substituto para o arroz. Além de serem fonte de proteína vegetal, os cogumelos contêm vitaminas, minerais e fibras.

Sendo um dos cereais mais consumidos do planeta, o arroz tem uma grande importância na alimentação do brasileiro. Além de ser uma fonte de energia e fornecer proteínas, vitaminas e minerais, ele se destaca também pelo baixo teor de lipídeos.

Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições, pode-se consumir quinoa, amaranto ou trigo sarraceno, por exemplo, que são alimentos ricos em carboidratos complexos com baixo índice glicêmico, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenir o câncer e ...

Se você come 100g de arroz no almoço, pode trocar, por exemplo, por 100g de batata-doce — aconselha a nutricionista Izabela Freitas.

Já pensou em substituir os carboidratos do seu prato pela banana? Experimente trocar o arroz ou o macarrão de uma refeição pela fruta cozida ou crua, de acordo com a sua preferência. Uma proteína como uma carne, frango ou peixe acompanhada de banana corta calorias do seu prato e ainda acrescenta fibras e potássio.

À CNN, a nutricionista Renata Saffioti afirma que o macarrão é, sim, um dos alimentos equivalentes ao arroz pela classificação do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

"Em uma quantidade de 100 gramas de arroz branco cozido tipo 1 temos 128 calorias, 2,5 g de proteína, 0,2 g de lipídios e 28,1 g de carboidratos. Já em 100 gramas de macarrão cru temos, 371 calorias, 10 g de proteína, 77,9 g de carboidrato e 1,3 g de lipídios", comenta.

100g de batata inglesa cozida (com casca) têm: 86 calorias; 20g de carboidratos (aproximadamente 7% do recomendado diariamente); 2g de fibras (8,2% do recomendado diariamente).