O que soda cáustica não corrói?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Enquanto a soda não é suficiente para corroer os canos, ela é capaz de amolecer o material e danificar toda a sua estrutura. Pode até ser que você seja capaz de desobstruir o cano, porém, pode acabar danificando o PVC e prejudicando sua estrutura.

Para potencializar a limpeza e desobstrução dos canos, a dica é depois de colocar a soda nas tubulações, aguardar alguns minutos e colocar água quente. Lembramos que esse tipo de ação pode ser perigoso, já que a soda aquece naturalmente em contato com a água em temperatura ambiente.

Sim, você pode usar soda cáustica para desentupir pias, vasos sanitários e ralos e limpar tubulações e caixas de gordura. Inclusive, este é um dos principais usos domésticos da soda cáustica. Mas é preciso tomar alguns cuidados tanto para fazer isso em segurança quanto para que o trabalho tenha o efeito esperado.

"Quem usa de forma artesanal, por exemplo, precisa ter cuidado, pois (a soda cáustica) aquece espontaneamente em contato com a água. Ela queima, irrita a pele, destrói as células. Ela tem esse poder, mesmo que em pequenas quantidades.

A reação que ocorre é uma reação de neutralização e exotérmica, sendo que a energia liberada pode provocar queimaduras e até iniciar incêndios.

O vinagre reage com a soda caustica em uma clássica reação de neutralização ácido-base. Toda reação ácido-base é exotérmica, isto é, gera calor. A reação que ocorre é uma reação de neutralização e exotérmica, sendo que a energia liberada pode provocar queimaduras e até iniciar incêndios.

As substância usada para neutralizar soda caustica é o ácido, dentre os quais poderiam ser: Ácido acético diluído (vinagre), Ácido clorídrico, Ácido nítrico.

É extremamente vital que você faça isso à noite, pois o soda cáustica precisa de pelo menos 12 horas para mostrar seus efeitos.

Soda cáustica + água
A soda cáustica é, por si só, um produto perigoso, porém, quando misturada com água, pode produzir vapores tóxicos e uma grande quantidade de calor. A mesma reação acontece ao se usar produtos muito alcalinos.

O que é melhor, Diabo Verde ou soda cáustica? Ao falar em desentupimento, muitas pessoas acabam ficando em dúvida de qual produto é mais eficiente, se é a soda cáustica ou o Diabo Verde. No entanto, não existe muita diferença, pois os dois são produtos altamente corrosivos.

É um composto reativo, e reage com ácidos (orgânicos e inorgânicos) formando sal e água. Reage de forma violenta com metal alumínio, formando gás hidrogênio. Reage com óxidos ácidos produzindo sal e água.

Ao misturar a soda com água quente, os dois elementos entram em uma reação que pode ser pra lá de perigosa. Nós explicamos para você. Acontece que tal solução começa a borbulhar e, se quem estiver a manuseando, não estiver devidamente preparado e equipado, pode sofrer queimaduras na pele.

O uso da soda cáustica não é muito recomendado para desentupir esgoto e canos. Como visto anteriormente, essa é uma substância altamente corrosiva e pode corroer toda a obstrução do encanamento e até mesmo o próprio cano.

Soda Cáustica Sólida (Soda em escamas)
Essa substância química sólida, na forma de escamas, tem maior concentração e, consequentemente, maior poder de limpeza. Por ser mais forte do que a líquida, a soda cáustica sólida é a maneira mais indicada para realizar sabões caseiros.

O hipoclorito é o resultado da mistura de cloro com uma mistura de soda cáustica, aquosa e alcalina com uma pequena porcentagem de cloro ativo. Ele é matéria-prima da água sanitária e é usado para desinfetar água destinada ao consumo humano, piscinas e na limpeza de casas e hospitais.

Eles mostraram que ao se misturar solução concentrada de soda cáustica com o papel alumínio, acontece a liberação do gás hidrogênio numa reação exotérmica, que enche a garrafa causando a explosão do recipiente.