O que Sócrates acreditava e defendia?

Perguntado por: ncaetano . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Sócrates defendia a busca do conhecimento, a liberdade de pensamento e de expressão. E, por isso, foi condenado à morte, obrigado a tomar veneno.

Sócrates acreditava que sua missão era procurar o conhecimento sobre a conduta correta, pela qual ele poderia guiar uma melhora intelectual e moral dos cidadãos de Atenas. Sócrates pautava sua vida no conhecimento e procurava poetas, políticos, artistas, entre outros.

Sócrates não se interessou pela filosofia da natureza, ou da physis, mas seu ponto de partida foi o próprio ser humano. Para Sócrates todas as pessoas traziam dentro de si o conhecimento, assim como para o seu pai, a obra de arte já estava dentro do bloco de pedra, apenas lapidava para tirar de dentro o objeto.

Sócrates desenvolveu o saber filosófico em praças conversando e mostrando que seria necessário unir a vida concreta ao pensamento. Para ele, o homem é sua alma, a alma é o desejo da razão, e isso distingue o ser humano de todos os outros seres da natureza.

A célebre frase atribuída a Sócrates gera um intenso debate e levanta muita curiosidade acerca de seu significado. Como Sócrates não deixou escritos, é impossível precisar se o filósofo proferiu, realmente, essa frase. É certo que “só sei que nada sei” vai ao encontro de sua filosofia.

Soldado corajoso e de grande resistência física, Sócrates obteve benefícios das características da cultura ateniense para os jovens, envolto na prática de esportes e na formação científica e política, o que conferiu ao pensador a sua personalidade questionadora.

4. O que Sócrates fez para ser considerado um eleme Resposta: A obra “Apologia de Sócrates” explica q Sócrates começa a atrair a atenção de muitos jove afirmando que muitas tradições, crenças religiosas cidadãos gregos. Assim, foi preso, acusado de preten mudanças na religião grega.

Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.

Ensino pelo diálogo
Defensor do diálogo como método de Educação, Sócrates considerava muito importante o contato direto com os interlocutores - o que é uma das possíveis razões para o fato de não ter deixado nenhum texto escrito.

As Três Peneiras de Sócrates: da Verdade, bondade e a da necessidade.

A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.

Com a Filosofia de Sócrates o foco pessou a ser o próprio ser humano.

Sócrates, é que concebe a liberdade como autoconhecimento. Portanto, enkrateia é o domínio do homem sobre suas paixões.

Essa ideia de Sócrates, Platão adotou muito bem. Mestre e discípulo defendiam que o filósofo, por ser comprometido com a verdade e ver as coisas com sabedoria, é o mais indicado para governar. Ainda assim, defendeu a democracia e o direito de cada cidadão grego que fosse virtuoso, de participar das decisões públicas.

A sabedoria socrática refere-se à compreensão de Sócrates dos limites de seu conhecimento, na medida em que ele sabe apenas aquilo que sabe e não assume que sabe algo mais ou menos.

Ao proferir a frase "Só sei que nada sei", Sócrates reconhece a sua própria ignorância. Através do paradoxo socrático, o filósofo negava categoricamente o posto de professor ou grande sabedor de qualquer conhecimento. A lógica é simples: ao afirmar que nada sabe, ratifica o fato de que também nada tem para ensinar.

Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. Aquilo que não puderes controlar, não ordenes. A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser. A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época.

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.

Nessa versão, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses. Por isso, foi condenado à morte. A história aponta que Sócrates usou o fato como uma lição final para seus pupilos. Ao invés de fugir quando teve a oportunidade, encarou a morte calmamente.

Sócrates estabeleceu o método de procurar a verdade através do questionamento. Isto é, tudo deve ser colocado à prova. Respostas taxativas e inflexíveis não são razoáveis.