O que sobrecarrega o coração?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

O excesso de peso causa uma sobrecarga ao coração e ao sistema cardiovascular. Isso porque, quanto mais peso, maior é o esforço do coração para bombear sangue para o organismo inteiro. Afinal, para manter tudo funcionando bem, o coração precisará bater mais rápido e mais forte do que o normal.

A principal causa para essa doença cardíaca é a aterosclerose, a formação de placas de gordura, cálcio ou outras substâncias nas artérias. Outros fatores, como o tabagismo e o colesterol alto podem contribuir.

Confira alguns alimentos prejudiciais à saúde do seu coração: - Gorduras Saturadas: encontrada na gordura animal, no óleo e polpa de coco, dendê e banha. - Gordura trans: aparecem em alimentos como sorvetes, algumas bolachas e bolachas e biscoitos recheados, molhos prontos e alimentos com consistência crocante.

Quando o paciente sofre de arritmia, geralmente, o coração dispara de forma súbita e também volta ao normal de forma súbita. Já os pacientes com crise de ansiedade, sentem as palpitações aumentarem e voltarem ao normal de uma forma mais gradual.

Os pacientes com Insuficiência Cardíaca precisam ter a ingesta hídrica minuciosamente controlada, uma vez que nos casos mais graves o excesso de líquido pode deflagrar complicações clínicas como retenção, edemas e falta de ar por congestão pulmonar.

A sensação de estar sobrecarregado costuma ser normal nos dias de hoje. Esse sentimento de “excesso” é causado, muitas vezes, por situações estressantes do cotidiano. Como, por exemplo, quando temos um grande volume de trabalho, e a lista de tarefas é assustadora.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.

Para que você saiba identificá-los, conheça abaixo os principais desses sinais:

  1. 1 – Dor no Peito. ...
  2. 2 – Tonturas e vertigens. ...
  3. 3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite. ...
  4. 4 – Dificuldades para respirar. ...
  5. 5 – Dores nos braços. ...
  6. 6 – Fraqueza. ...
  7. 7 – Dores na região do estômago.

O equilíbrio nestes casos é fundamental, já que nestas pessoas manter-se com pressões elevadas acima de 140 x 90mmHg aumentam o risco de mortalidade ou novos infartos. Assim, recomenda-se manter uma pressão arterial > ou igual 120 X 70 e < ou igual 130 X 80 mmHg.

A detecção de obstruções ou de entupimentos em artérias cardíacas pode ser feita por meio de exames não invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse ou mesmo ressonância cardíaca.

Além dos mais comuns e de realização simples, como o exame de sangue e raio-x do tórax, há outros exames que fornecem diagnósticos de forma mais detalhada, como a ecocardiografia, o teste ergométrico, a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), o holter e a cintilografia miocárdica.

Frutas vermelhas
Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

Quando tomado moderadamente, o café não faz mal para o coração, pelo contrário, os antioxidantes contidos no grão de café atuam na preservação dos vasos sanguíneos, uma vez que impede a ação nociva de radicais livres que prejudicam as paredes das artérias.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

suor frio repentino: condição mais comum em mulheres que pode indicar arritmia, hipertensão ou infarto; espasmo no pescoço e na mandíbula: dor aguda no pescoço ou na mandíbula de forma gradual ou súbita; dor torácica: é mais comum em homens e pode ocorrer no peito em direção ao coração.

Alguns ataques cardíacos ocorrem de repente, mas muitas pessoas apresentam sinais e sintomas de alerta com horas, dias ou semanas antes do evento. O primeiro aviso pode ser dor ou pressão recorrente no peito (angina) que é desencadeada por um esforço e aliviada quando a pessoa fica em repouso.

Os principais sintomas são:

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

A respiração profunda pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e reduzir a frequência cardíaca. Pratique respiração profunda e consciente sempre que sentir palpitações. A meditação pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, contribuindo para a prevenção de palpitações.