O que sobra depois do consumo?

Perguntado por: ichaves . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

O resíduo pode ser definido como todo material que sobra de determinado produto após sua utilização, passível de ser reciclado ou reutilizado devido ao valor econômico atribuído.

Reciclável: Garrafas, Copos, Embalagens Pet (Refrigerantes, Vinagre, Óleo…), Sacos/Sacolas, Tampas, Frascos de produtos, Caneta (Sem a tinta), Canos e Tubos de PVC, Embalagens de produto de limpeza, Embalagens tipo Tupperware, Brinquedos de plástico, Baldes.

Latas de bebidas, saquinhos de adoçante, restos de comida, papéis e garrafas são apenas alguns dos itens que podemos encontrar numa lata de lixo comum. Você pode achar que tudo isso é refugo, mas eles são aproveitáveis: papel, vidro, plástico, metal, entre outros.

A primeira posição é liderada pelos Estados Unidos. O país produz um total de 70.782.577 toneladas de lixo plástico, dos quais recicla o equivalente a 34,6% e incinera 12,8%, gerando um excedente de 8.989.387 toneladas ao ano. Em segundo lugar, está a China.

Aterros sanitários
Este é o sistema de tratamento de lixo mais usado no Brasil atualmente. Nestes locais, o solo é preparado (impermeabilizado) para receber o lixo orgânico. Este é colocado em camadas intercaladas com terra, evitando assim o mau cheiro, contaminação e a proliferação de insetos e ratos.

Esse consumo gera uma sensação de felicidade, que pode acabar se enrolando financeiramente por isso, principalmente em relação ao cartão de crédito. É importante dizer que, para controlar o consumismo, antes é preciso entender de uma perspectiva psicológica, o que de fato causa a compra por impulso.

Diferente do consumo, o consumismo não é utilizado para sanar necessidades essenciais ou garantir conforto e qualidade. A diferença entre eles é basicamente: consumo = necessidade ou compras planejadas; consumismo = desejo ou compras feitas de forma desenfreada.

Já os Rejeitos, devem ser encaminhados diretamente para os Aterros Sanitários. A Política de Resíduos prevê ações específicas para alguns dos resíduos, como a elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Como separar o lixo doméstico? Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico.

Jogar é uma maneira divertida e sociável de passar o tempo que incentiva o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades, que são coisas boas.

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.

Porque lixo representa maus fluídos em muitos aspectos nos ambientes. Mas, qualquer "tamanho de lixo" ou quantidade pode prejudicar as energias num ambiente? Não. Uma cesta de lixo num ambiente é muito menos nocivo que o "quarto da bagunça" cheia de entulhos.

Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil , Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.

Principais tipos de lixo produzidos nas cidades
Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.