O que só tem na Amazônia?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

A Amazônia tem suas frutas: Abiu, Araça boi, Bacaba, Bacuri Pari, Camapú, Camu Camu, Cubiu, Inajá, Ingá, Mari Mari, Pajurá, Patauá e Pepino do Mato. Além de naturalmente comestíveis, estão presentes em cremes, doces e sucos. Algumas servem ainda para cosméticos e outras até para remédio.

Apesar de ser a característica mais marcante da Amazônia, a floresta não esconde a grande variedade de ecossistemas, dentre os quais se destacam: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados.

Como a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia possui a maior biodiversidade, com uma em cada dez espécies conhecidas. Também há uma grande quantidade de espécies desconhecidas por cientistas, principalmente nas áreas mais remotas.

Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

Diferença entre Amazônia e Amazonas
Muita atenção, galera: a Amazônia é um bioma que está presente em diversos estados brasileiros. O Amazonas é um desses estados que conta com o ecossistema, assim como Roraima, Rondônia, Acre, Pará, entre outros. Amazônia não é a mesma coisa que Amazonas.

O interesse dos países europeus pela Amazônia é compatível com a soberania do Brasil. Não há contradição entre a responsabilidade que o País tem de proteger a floresta – prevista na Constituição – e a preocupação da comunidade internacional na preservação dessa área vital para o planeta.

“Na própria Amazônia, haveria uma crise hídrica da água, o colapso da produção de agrícola e pesqueira, tornando a vida da população essencialmente inviável. Isso aumentaria enormemente as taxas de mortalidade e movimentos migratórios”, explica Mariana Vale.

vitória-régia

A mais famosa, quase um símbolo da Amazônia é a vitória-régia, planta aquática que desabrocha flores brancas durante a noite e que, no dia seguinte, ganham a cor rosa. Mas muitas outras são usadas por nós no dia a dia.

Isso inclui nomes muito populares na cultura nacional, como: onça-pintada, anta, lobo-guará, veado, capivara, botos, lontra, tatu e diversas espécies diferentes de primatas, como o macaco-prego, o uacari-branco e o sagui-imperador.

As florestas são caracterizadas pela predominância de espécies lenhosas e pela formação de um dossel. As florestas são amplos ecossistemas formados por uma grande variedade de animais e plantas, com a predominância de vegetação lenhosa com copas elevadas, formando o que conhecemos como dossel.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

O desejo americano seria de conseguir um compromisso e um plano para eliminar o desmatamento ilegal até 2030. Em sua campanha eleitoral, o presidente Biden prometeu mobilizar US$ 20 bilhões para preservar a Amazônia.

Os países europeus estão bem conscientes da importância das florestas tropicais na luta contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, e os governos de todo o continente salientam que esta relevância pode motivar novas contribuições para o Fundo da Amazónia.

Dentre os maiores recursos naturais do Brasil, certamente a mineração, o petróleo e as usinas hidrelétricas se destacam. Isso se considerando a situação atual do país, não o seu potencial futuro ou natural. Ou seja, a forma como exploramos os recursos do país se voltam para essas atividades.

Uma estimativa do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) indica que a Margem Equatorial pode ter reservas de 30 bilhões de barris de petróleo.

Responda rápido: Existe tigre na Amazônia? Se você for brasileiro, já deve saber que a resposta é não.

De todas as florestas tropicais, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade. Além da diversidade de fauna e flora, lá vivem povos indígenas, seringueiros, castanheiros, ribeirinhos e outros povos que contribuem para uma riqueza e diversidade cultural que poucos conhecem.

Floresta Amazônica

Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.

Brasil

A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966. Atualmente inclui: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins.

São Paulo continua como a mais importante financiadora da devastação da floresta amazônica por ser a principal consumidora de seus produtos.