O que simboliza o vinho novo na Bíblia?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O vinho além de representar a alegria, acima de tudo representa o sangue de Jesus como simbologia na santa ceia. O pão representa o corpo e o vinho representa o sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos.

Geralmente se interpreta o trecho indicando que Jesus estaria propondo uma nova forma de realizar as coisas. Jesus, desta forma, parece estar preocupado que tanto o "remendo novo" e o "vinho novo" quanto o "vestido velho" e o "odre velho" sejam preservados.

De acordo com a tradição judaica do casamento, o vinho fermentado era sempre servido em casamentos. Se Jesus tivesse feito apenas suco de uva, o mestre da festa certamente teria reclamado. Em vez disso, ele disse que o vinho era melhor do que o servido anteriormente, estava “muito bem”.

Primeiro, Jesus transformou água em vinho para satisfazer a sede física. No final, Ele usou o vinho sacramental para representar Seu sangue expiatório, o que tornou a vida eterna possível e fez com que aqueles que Nele cressem nunca mais tivessem sede (ver João 4:13–16; 6:35–58; 3 Néfi 20:8).

É o vinho novo e, por isso, diz Jesus: "Ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os odres e perde-se o vinho e os odres. Deita-se vinho novo em odres novos."

1. Bebida alcoólica que se obtém da fermentação, total ou parcial, do sumo das uvas frescas (mosto). 2. [Por extensão] Nome de qualquer líquido açucarado que a fermentação transformou em bebida alcoólica.

Para os católicos, o vinho representa o sangue de Jesus Cristo e é consagrado durante a missa.

Significado de odre
O odre era um recipiente feito de peles para guardar vinho (Josué 9:4,13; 1Samuel 16:20; Mateus 9:17; Marcos 2:22; Lucas 5:37-38), ou leite (Juízes 4:19), ou água (Gênesis 21:14-15,19), ou alguma bebida forte (Habacuque 2:15).

Isso é possível porque, com o tempo, os taninos ficam mais suaves e redondos, e a acidez é capaz de conservar o frescor da fruta por muitos anos. Entretanto, cada vinho tem um tempo para ser consumido, antes de chegar na oxidação.

1,5 L

Odre para vinho, envelhecido e com costura externa 1,5 L.

O vinho-amor como dom do Espírito, é o que purifica, o único que pode salvar definitivamente. O relato das Bodas em Caná sugere algo mais. A água só pode ser saboreada como vinho quando, seguindo as palavras de Jesus, é “tirada” de seis grandes talhas de pedra, utilizada pelos judeus para suas purificações.

A palavra “vinho” vem de um termo hebraico que é “iain” e que significa o vinho em seu estado de maturação completo, ou seja, pronto para ser consumido. Neste estado o processo de fermentação já ocorreu e existe um grau de álcool natural da fermentação das uvas.

Acredita-se que as variedades de uva mais comuns cultivadas na Palestina na época de Jesus eram a Sultana e a Baladi, que ainda são cultivadas na região hoje em dia. Outras variedades de uva que podem ter sido utilizadas na produção de vinho incluem a Jandali, a Hamdani e a Dabouki.

Em suma, o milagre de Caná não apenas ilustrou o poder de Cristo de transformar o elemento terreno da água em vinho, mas também Seu poder de 'limpar' e 'purificar', de elevar homens e mulheres da mortalidade à imortalidade – de terrestre para o estado celestial.”