O que simboliza o sangue nas portas?

Perguntado por: amaldonado5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O cordeiro da Páscoa é aquele cujo sangue foi aspergido, aplicado nas portas como sinal de livramento. Não adiantava apenas ter o cordeiro, era preciso aplicar o sangue, ele devia ser colocado nos umbrais e na verga da porta, pois era o símbolo da cruz, o símbolo da salvação (veja Êxodo 12).

23 Porque o Senhor passará para ferir os egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o adestruidor entrar em vossas casas para vos ferir.

Por que sangue? Bem, o sangue é um “ingrediente chave para trazer a expiação no sistema bíblico” (Douglas Mangum, The Lexham Bible Dictionary 2016). “A lei exige que quase tudo seja purificado com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão” (Hebreus 9:22, NVT).

O Sangue que recebemos é a vida que ganhamos como dom do Alto. A vida nunca mais nos será tirada quando nos saciamos do Sangue do Senhor. O Sangue de Jesus não só nos purifica dos nossos pecados, como também, fortifica a nossa vida para que tenhamos fé, sentido e direção.

14 Porquanto é a vida de toda carne; o seu sangue é pela sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.

Elas continuam representando segurança e proteção. Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.

Umbral ou ombreira é a denominação dada à laje de pedra ou peça de madeira colocada na parte inferior de uma porta sobre o piso ao nível do chão ou ligeiramente acima deste (soleira).

Ombreira da porta que separa um cômodo de outro; ombreira. Lugar através do qual se consegue entrar, ir para o interior de; porta, entrada, limiar.

Êxodo 12:13 NTLH
O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.

O Livro de Êxodo nos traz um relato da libertação de Israel do cativeiro egípcio e sua preparação para herdar a terra prometida como povo do convênio do Senhor.

No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor.

Significado de Sangue
substantivo masculino Líquido viscoso e vermelho que, através das artérias e das veias, circula pelo organismo animal, coordenado e impulsionado pelo coração. [Por Extensão] Seiva; sumo ou líquido que, num vegetal, circula no interior do seu organismo.

O sangue é um tecido vivo e renovável. É vital para a vida humana. Ele transporta nutrientes essenciais para todos os tecidos e órgãos do corpo. Sem o sangue, os tecidos morrem de inanição.

Jesus, como figura representativa do Cristianismo, transformou a água em vinho, este gesto é conhecido como transubstanciação – ou seja, o símbolo da mudança da água para o vinho -, tornando-o sagrado como sangue de Cristo.

A presença de sangue vivo, não misturado às fezes, indica sangramento na parte inferior do sistema gastrointestinal e pode ser consequência de fissura anal, colite, doença diverticular ou hemorroidas. O sangramento anal pode ser assustador, mas na maioria das vezes sua causa não é grave.

O tecido fluido que chamamos de sangue não só nos alimenta e limpa, entregando oxigênio fresco e outros nutrientes para todos os 100 trilhões de células do corpo e expulsando o dióxido de carbono, amônia e outros lixos metabólicos. Ele não só abriga o sistema imunológico que nos defende de todo mundo.

Essas mãos que derramam sangue inocente realmente estão relacionadas com a violência, mas não podemos olhar apenas no sentido literal da palavra; devemos ir mais fundo. E olhando com profundidade, podemos ver que essas mãos estão sobretudo ligadas às injustiças. Note que as mãos simbolizam as nossas atitudes.

Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." Quando contemplo o preço que Cristo Jesus pagou pela minha salvação, sinto-me valoroso demais, pois Jesus pagou o preço com a própria vida.