O que simboliza a jiboia?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Algumas espécies são conhecidas por atrair fortuna e boas energias, como a dinheiro-em-penca e a espada-de-são-jorge, por exemplo. No caso da jiboia, que encanta por suas folhas em formato de coração, acredita-se que ela é uma espécie sagrada que garante proteção.

Povos indígenas do Brasil consideram a jiboia uma planta encantada, excelente protetora e filtro de ambientes. Algumas lendas atribuem a ela o poder de guardar o conhecimento da floresta e há muitas histórias misteriosas sobre a relação de guerreiros indígenas com esta planta.

Ela é mais uma das plantas controvérsias e embora muitos mestres do Feng Shui não recomendem o cultivo de jiboias dentro de casa por atribuir à planta o poder de trazer má sorte e tirar energias positivas do ambiente, lendas indígenas dizem o contrário e atribuem poderes místicos positivos a ela.

Para manter o equilíbrio ideal de água em seu interior, as plantas precisam transpirar, porém quando a umidade do ar está elevada, a transpiração vegetal pode ser lenta demais e nesse momento que os hidatódios entram em ação, para compensar a transpiração, inclusive à noite.

A jibóia é uma das plantas para quarto que faz toda a diferença no ambiente. Ela não precisa de muita terra, cresce muito rápido e ajuda na purificação do ar. Além de ficar ótima em vasos suspensos, a jibóia deve ficar em uma altura onde animais não entrem em contato com ela devido a sua toxicidade!

bambu-da-sorte

O bambu-da-sorte carrega as tradições chinesas e, por isso, é considerada uma planta da sorte.

Rose. A rosa é o símbolo do desejo e do amor em todos os seus aspectos. São normalmente dadas como um presente para expressar um sentimento intenso e forte.

A cobra também carrega o símbolo de sexualidade e sensualidade. Na crença cristã, por exemplo, a cobra é símbolo da tentação. Na cultura chinesa, além de ser símbolo de sabedoria e prudência, a cobra representa sensualidade e mistério.

Produz de 8 a 50 filhotes por ninhada. São animais carnívoros, mas quase não gastam energia, podendo ficar vários dias sem comer. São considerados animais pacíficos, pois não são venenosas e não atacam o homem. As jibóias vivem aproximadamente 20 anos.

A energia das serpentes ou das cobras, na visão. xamânica, é de força psíquica, de cura, renovação, renascimento, da criação da vida, fertilidade e até mesmo da sensualidade, estando também relacionada.

Cada vez mais popular nos lares brasileiros, a planta Jibóia é uma trepadeira de fácil manutenção e ótima para a decoração de ambientes internos. Sua versatilidade e a folhagem em formato de coração verde, encantam e conquistam milhares de fãs mundo afora.

Quando se sentem ameaçadas ou acuadas é que as jiboias se colocam em posição de defesa e pode expirar o ar dos pulmões com força produzindo um ruído característico, conhecido como “o bafo da jiboia”, que não é tóxico e nem causa manchas na pele do homem.

Com aquele seu sorriso largo, que lhe é peculiar, foi logo dizendo: - "ah, logo hoje que mataram uma anta, porque não amanhã?" Disse isso em tom de brincadeira, porque a jibóia, na nossa tradição, é um pajé muito poderoso e representa o espírito da sabedoria e da ciência do Uni (Ayahuasca).

Uma característica marcante é a sua capacidade de adaptação. Por isso, a jiboia verde pode ser posta em vasos ou cachepot para plantas. Além disso, o seu ciclo de vida é perene. Isso significa que ela vive por um tempo considerável, de cerca de dois anos.