O que simboliza a espada?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

ESPADA: em primeiro lugar, a espada é o símbolo do estado militar e de sua virtude, a barreira, bem como de sua função, o poderio.

Para um oficial das Forças Armadas, a espada representa não só a autoridade como também a vida militar. A espada é entregue, cerimoniosamente, como um símbolo material da autoridade e que deve ser usada na aplicação dos mais legítimos princípios da honra cultivados e praticados ao longo da carreira.

O pingente em formato de escudo com duas espadas cruzadas, é uma homenagem ao Orixá guerreiro, Ogum. Ogum é a Lei, cujo símbolo é a espada, que por sua vez representa o caminho reto, a retidão de caráter, a honra, a honestidade.

34 Disse Jesus: Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada.

É a arma contra a injustiça e o mal. A ferramenta também simboliza a misericórdia pelo bem e o perdão do inocente e a punição para o mal.

Arma branca de combate: 1 gládio, punhal, espadim, florete, katana, sabre.

Em uma tiragem de amor, o Ás de Espadas chama a atenção para lidar com seu relacionamento de forma honesta, sempre apostando na comunicação: agir dessa maneira melhora a harmonia da união, além de favorecer o entendimento entre os dois.

malhete

O malhete representa o símbolo da vontade, da força, do trabalho e da determinação.

Novos oficiais generais recebem a espada, símbolo do compromisso e tradição do Exército — Ministério da Defesa.

Na umbanda e no candomblé, ela simboliza a espada (ou lança) do orixá conhecido como Ogum. No nosso catolicismo mesclado de influências afro, Ogum se confunde com São Jorge, o santo da Capadócia que, segundo reza a versão hagiográfica, sacava de sua espada para matar um dragão.

Uma bainha (no contexto de armas brancas) é um estojo para segurar ou proteger uma espada, faca ou outra grande lâmina.

Para ter a proteção da planta, o recomendado é colocá-la na entrada da casa, de preferência à esquerda da porta.

Toda a Armadura de Deus

  • O Capacete da Salvação. Os capacetes protegem a cabeça. ...
  • O Escudo da Fé A fé em Jesus Cristo é como um escudo de proteção. ...
  • Os Lombos Cingidos com a Verdade. Cingir é pôr um cinto para proteger o corpo do soldado. ...
  • A Couraça da Retidão. ...
  • Os Pés Calçados com a Preparação da Paz. ...
  • A Espada do Espírito.

Miyamoto Musashi – O Deus da espada
Musashi muito além de um homem foi uma lenda, seu poder com uma espada em mãos era tão grande que as pessoas acreditavam que ele tinha poderes sobrenaturais.

Não aparece no Alcorão, mas só num capítulo da Bíblia aparece 18 vezes

Símbolos da Justiça

  • TÊMIS. Divindade grega, Têmis é a mais conhecida representante da Justiça. ...
  • CEGUEIRA/VENDA. A Justiça, neste símbolo, não faz distinção entre aqueles que são julgados e, portanto, a venda é um símbolo de imparcialidade. ...
  • ESPADA. ...
  • BALANÇA. ...
  • MARTELO.

Na Igreja podemos ensinar a respeito dos materiais usados para se fazer o escudo da fé: reverência, coragem, castidade, arrependimento, perdão, compaixão. Nela podemos aprender como montá-los e adaptá-los. Mas a fabricação e o ajuste real do escudo da fé pertencem ao círculo familiar.

Jesus não poderia endossar tranquilidade desse jaez, e, em contraposição ao falso princípio estabelecido no mundo, trouxe consigo a luta regeneradora, a espada simbólica do conhecimento interior pela revelação divina, a fim de que o homem inicie a batalha do aperfeiçoamento em si mesmo.

Instrumento de guerra, de defesa, de ataque.