O que significou a hegemonia europeia?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quando falamos de HEGEMONIA EUROPEIA estamos falando das influências que países da Europa exerceu sobre os demais países.

Após a Primeira Guerra Mundial, com a emergência dos Estados Unidos na condição de potência industrial, a hegemonia europeia começou a declinar, apesar de manter até os dias atuais grande presença política, econômica e científica nas relações internacionais.

Hegemonia europeia A expansão marítimo-comercial europeia nos séculos XV, XVI e XVII foi o marco inicial da construção da hegemonia da Europa no mundo entre esses séculos e a Primeira Guerra Mundial.

É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano. O Estado que detém a hegemonia possui influência em diversas áreas, especialmente em termos econômicos, culturais, poder militar, como armas, aviões, munição, e etc.

Entre as consequências desse processo de dominação estão: a escravidão e o genocídio de milhões de nativos da América e da África. A grande quantidade de capital acumulado ao longo dessa fase – principalmente na Inglaterra – foi fundamental para o início da Revolução Industrial, que marcou uma nova fase do capitalismo.

O renascimento, o maneirismo, o barroquismo e o neoclassicismo são exemplos das contribuições portuguesas no campo da arte no Brasil. Com a intervenção desses movimentos da arte na cultura brasileira, a literatura, a pintura, a arquitetura e tantas outras áreas passam a ter total influência europeia.

Que exerce supremacia política ou econômica: os E.U.A buscam um poder hegemônico. Etimologia (origem da palavra hegemônico). A palavra hegemônico deriva do grego "hegemonikós,e,on", que se encontra apto para guiar, governar, ou característica do chefe.

O continente europeu é tido como o principal influenciador da cultura do Ocidente. Nas Américas essa influência aconteceu, principalmente, pelos países colonizadores, com destaque para Portugal, Espanha e Inglaterra, além de França e Holanda.

A supremacia do dólar e o domínio da economia mundial pelos Estados Unidos estão entre as principais consequências da guerra que devastou a Europa entre 1914 e 1918, acabando com séculos de hegemonia europeia no planeta.

Em resumo, o eurocentrismo é um sistema ideológico, donde a cultura europeia é colocada como a mais importante das culturas constitutivas das sociedades do mundo, no entanto, essa visão é tida como preconceituosa, já que não contempla as outras formas de expressões.

A Hegemonia Europeia é basicamente o acúmulo de poder militar, político e econômico da Europa em relação ao resto do mundo, o que significa que os europeus conseguiram vencer e explorar outros povos e nações.

O Velho Continente também sofreu domínio de outros (vários) povos, como os romanos (durante séculos), os árabes, os bizantinos, os francos, os Estados Pontifícios, os espanhóis, os ingleses, os russos, os italianos e de Napoleão Bonaparte com sua tropa.

No período entre o século XIX e o início do século XX estavam acontecendo as grandes Guerras Mundiais, dessa forma, as nações europeias estavam fazendo papéis de líderes nesses conflitos, como por exemplo da Alemanha. Isso permitia que esses países exercessem uma hegemonia ideológica, política e econômica nos demais.

Um exemplo de hegemonia é descrito no caso dos Estados Unidos e o seu posicionamento internacional.

A Europa é o berço da Revolução Industrial, que ocorreu por volta do século XIX na Inglaterra; para abastecer a crescente indústria os países europeus saíram em busca de recursos naturais (matéria-prima). O continente também explorou efetivamente seus recursos internos.

Ver também

  • Crise orgânica.
  • Hegemonia regional.
  • Hegemonia tebana.
  • Hegemonia.
  • Masculinidade hegemônica.
  • Revolução passiva.
  • Sociedade civil.

Pomerode (SC)
Colonizada por alemães vindos da região da Pomerânia, norte da Alemanha, esta cidade brasileira de apenas 30 mil habitantes é considerada a mais germânica do país, com 70% da população composta por descendentes diretos dos colonizadores.

Com uma densidade demográfica de 72 hab./km². A população europeia é constituída por diversos grupos étnicos, com destaque para: anglo-saxões, escandinavos, eslavos, germânicos e latinos. Um dado importante é que a esmagadora maioria da população é constituída por brancos.

Portanto, a nação hegemônica é aquela que conduz o sistema de nações a uma direção desejada por ela, mas ao fazê-lo consegue ser percebida como buscando o interesse geral.

1 supremacia, soberania, predomínio, preponderância, preeminência, proeminência, predominância, primazia, liderança, superioridade, domínio, dominação, influência.