O que significava o óleo sobre a cabeça?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Na cabeça: O derramamento de óleo sobre a cabeça de um homem indicava que este homem havia sido separado para uma determinada tarefa a serviço do Senhor ( I Sm 10.1; Sl 23.5; Ec 9.8). No rosto: A unção do óleo no rosto tinha como objetivo a hidratação, e a proteção contra as forças da natureza (Sl 104.15).

Esse óleo forma uma barreira de proteção contra o mal que tenta destruir as ovelhas.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Significado das 7 unções:

  • Mirra: Cura do Corpo.
  • Bálsamo: Cura da Alma, Restauração da Alma.
  • Acácia ou Cassia: Libertação.
  • Canela ou Cinamomo: Benção no Lar.
  • Rosa de Saron: Amor e Vida Sentimental.
  • Aloés: Poder e Beleza.
  • Nardo: Prosperidade.

O uso dos óleos de unção é uma tradição bíblica desde o tempo dos profetas. A unção é a consagração do ungido a Deus, tudo o que se deseja entregar a Ele, seja um novo convertido, um bem adquirido, tudo aquilo que o cristão acredita que é do Senhor ou provém do Seu poder.

Eclesiastes 9:8 ARC
Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

O óleo é um símbolo do Espirito Santo. Guarde a sua mente e a sua alma de coisas que lhe atormentam. Se ainda não é capaz disso, peça à Deus para lhe ungir a cabeça com óleo.

Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

A unção sagrada de óleo, por exemplo, era usada na lei de Moisés (ver Êxodo 40:15). Os profetas ungiam sacerdotes e reis, e os enfermos eram ungidos com óleo como parte do procedimento de cura pela fé e pela imposição de mãos.

No Antigo Testamento esta unção acontecia quando o óleo de azeite era derramado sobre a cabeça de um escolhido. A unção representa a autoridade espiritual na vida daquele que acredita nela, porque capacita a pessoa escolhida para realizar determinada missão.

1. Untar com substância oleosa. 2. Friccionar com unguento ou substância gorda.

E aquela mulher, da cidade de Betânia, fez isso. Derramou sobre Ele todo o seu unguento. Ela foi uma mulher sábia e aproveitou a oportunidade para dar a Jesus algo muito precioso. Sabemos que Deus não precisa de nada que possamos oferecer-lhe, mas Ele quer ver a intenção do nosso coração.

Para consagrar o óleo, o portador do sacerdócio: Segura o recipiente aberto contendo azeite de oliva. Invoca o Pai Celestial. Declara estar agindo pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

O Óleo de Unção é uma Fragrância Religiosa, combinação de: Mirra, Nardo, Cinamomo (canela), Cálamo, Acácia, Bálsamo, Aloés e Rosas de Sharon. O livro bíblico de Êxodo contém uma receita para fazer o óleo perfumado sagrado que os sacerdotes usavam em seus serviços no templo.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom. O especialista destacou a importância do azeite nesses momentos. “O azeite representa a pureza e a iluminação.

Pinho: O óleo essencial da libertação.