O que significam pontos pretos nas fezes?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Outro ponto de atenção e que pode ser preocupante em relação à cor das fezes é quando elas apresentam tonalidade preta ou partes pretas. Na maioria dos casos, quando isso ocorre, é sinal de coágulos sanguíneos no cocô que aparecem devido a sangramentos intestinais.

Um dos motivos do cocô estar preto ou mais escuro é a presença de sangue, o que é preocupante e precisa de atenção médica quanto antes. Mas a alimentação também pode mudar a cor das suas fezes. Alimentos vermelhos, como beterraba, conseguem deixar o cocô escuro. E, nesses casos, não é necessário ter medo.

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.

Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile. Além disso, as fezes devem ser sólidas e um pouco alongadas.

A disquesia (do grego dys = distúrbio, desarranjo + chézein = defecar) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal do lactente em que ele pode sentir vontade de fazer cocô sem evacuar de fato, ou precisar de muito esforço e tempo para tal.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, também reflete a qualidade da alimentação e, por isso, estão muito relacionadas com o tipo de alimentos ingeridos. Por isso, variação na cor é algo comum e pode acontecer sem indicar um problema mais grave, desde que não dure por mais de 3 dias.

Exame fecal com guáiaco
Para esse exame, uma substância química denominada guáiaco é utilizada pra detectar sangue nas fezes. A amostra de fezes para esse exame pode ser obtida pelo médico durante um exame de toque retal com um dedo enluvado.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Os Sintomas de Câncer de Intestino

  1. Sangue nas fezes. Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. ...
  2. Alterações significativas no formato das fezes. ...
  3. Constipação ou diarreia. ...
  4. Inchaço ou dor no abdômen. ...
  5. Perda de peso sem motivo específico.

Sinais e sintomas do Câncer Colorretal

  • Diarreia ou constipação.
  • Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
  • Presença de sangue nas fezes.
  • Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
  • Cansaço e fadiga.
  • Perda de peso sem um motivo específico.

Fezes finas e longas
Esse sintoma depende da localização do tumor e do seu tamanho, sendo mais comum em casos já avançados. O câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato, tornando-as mais comprimidas, alongadas e finas.

Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

Anemia, doença de Crohn, câncer de cólon, câncer de intestino e verminoses, apenas para citar cinco doenças que o exame de fezes pode revelar.