O que significam os termos imanência e transcendência?

Perguntado por: massuncao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.

Um outro exemplo de imanência (independente de estar ou não correto) seria a ideia do filósofo filósofo Tales de Mileto ao propor que tudo se originou na água: “tudo é agua”, disse ele. Logo, a água seria o que uniria tudo, sendo ela o fundamento.

como os conceitos de imanência e transcendência pode ajudar a repensar a relação das pessoas com o consumo desenfreado. Resposta: Os termos imanência e transcendência são opostos e designam, respectivamente, aquilo que se encerra em si mesmo e aquilo que tem uma causa maior e exterior a si mesmo.

Desta forma, o caso do cristianismo mescla imanência e transcendência.

Imanência é um conceito filosófico que se refere à ideia de que algo está presente em si mesmo, dentro de si, sem depender de algo externo para existir ou ser compreendido.

A transcendência é a capacidade e o desejo de romper limites, de ir além, superar e violar os interditos. O autor compreende a transcendência como um desejo e uma capacidade do ser humano para transcender a si mesmo, ou seja, de sair de seu estado atual para buscar algo novo.

5 sinônimos de transcendência para 1 sentido da palavra transcendência: 1 agudeza, excelência, sagacidade, sublimidade, superioridade.

Ao estabelecer parâmetros objetivos para se reconhecer a transcendência dos recursos: transcendência jurídica (sobre matéria nova), transcendência política (sobre matéria velha que contrarie súmula ou orientação jurisprudencial do TST ou STF), transcendência econômica (se o valor da causa for elevado) e transcendência ...

Transcender é um verbo transitivo e intransitivo que significa se elevar acima do vulgar, se superar, ir além de ou ultrapassar alguma coisa.

O termo “transcendente” tem como significado crença ou o que é relacionado ao divino, a Deus. Um “ser transcendente” pode ser descrito como algo sobrenatural, ou seja, como um elemento que nunca foi presenciado pelos indivíduos.

Afinal, Deus é transcendente ou imanente? 1 - Deus é transcendente. a) sentido mais corrente: imanente é aquilo que é substancialmente parte de um ser. Nesse sentido, se Deus é tido como imanente ao mundo, se concluiria que ou o mundo é divino (panteísmo), ou que no mudo está aprisionando algo da Divindade (Gnose).

Na filosofia moderna
Para ele, "transcendental" significa conhecimento sobre a nossa faculdade cognitiva com respeito a como os objetos são possíveis a priori. Isto é, algo é transcendental se tem um papel no modo como a mente "constitui" os objetos e faz possível, a nós, experimentá-los como objetos em primeiro lugar.

A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo humano, por isso mesmo tida como realidade sensorial. A transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica, mental e racional, por isso mesmo designada como realidade extrassensorial.

A imanência absoluta existe em si-mesma: ela não existe em algo, ela não é imanência a algo, ela não depende de um objeto e não pertence a um sujeito. Em Spinoza, a imanência não é imanência à substância, mas a substância e os modos existem na imanência.

Segundo os autores, existem quatro conceitos que corroboram para entender esse fazer filosófico, quais sejam: conceito, plano de imanência, personagem conceitual e problema.

Ser transparente é deixar que os olhos de Deus atravessem o interior para verem e tirarem todo o mal. Nossa mente e coração são os lugares onde nascem nossas ações. São a fábrica de nosso comportamento. Os olhos de Deus são capazes de penetrar e transformar, mas muitos não são sinceros diante d'Ele.

Resposta. Resposta: * Respostas: 1. a) Diz-se que há oposição entre imanência e transcendência porque esses dois conceitos encerram diferentes, e opostas, visões de mundo: o pri- meiro afirma que a realidade se encerra no plano físico, ao passo que o segundo considera que a realidade tem planos extrafísicos.