O que significam os termos Criptógama e Fanerógama dê exemplos?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

1) O reino Plantae se divide em: Criptógamas: plantas que não produzem flores nem sementes. Ex.: algas, musgos e samambaias; Fanerógamas : plantas que produzem flores e sementes. Ex.: pinheiros, roseiras, coqueiros.

No caso das Criptógamas não existe nada disso. Resumindo, elas são as plantas que não produzem sementes, flores e frutos e se reproduzem por meio de esporos. A principal característica é que elas têm um sistema reprodutivo “escondido”.

O termo criptógamas tem origem grega, onde cripto pode ser traduzido como escondido e gamae como gameta. Portanto, o termo é utilizado para referir-se à plantas que não possuem gametas e órgãos reprodutores visíveis.

Mangueiras, roseiras e alfaces são alguns exemplos de fanerógamas. As plantas fanerógamas, também conhecidas como fanerogâmicas, são aquelas que se reproduzem através de sementes. O grupo das fanerógamas pode ser considerado o mais evoluído dentro do meio vegetal, isso porque possuem raiz, folhas, flores e sementes.

1) O reino Plantae se divide em: Criptógamas: plantas que não produzem flores nem sementes. Ex.: algas, musgos e samambaias; Fanerógamas : plantas que produzem flores e sementes. Ex.: pinheiros, roseiras, coqueiros.

As plantas são divididas em dois grandes grupos: criptógamas e fanerógamas. As criptógamas são formadas pelas briófitas e pteridófitas e as fanerógamas em gimnospermas e angiospermas.

Samambaias e avencas são exemplos de pteridófitas.

Resposta: No reino vegetal as plantas são divididas em plantas avasculares e plantas vasculares. As plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva, e as plantas vasculares são plantas que possuem vasos condutores de seiva. exemplos: samambaias, avencas, hepáticas e musgos.

As Angiospermas são o grupo das plantas mais complexos, caracterizados por apresentar flores e frutos. Os principais exemplos são as flores ornamentais como rosas, orquídeas, violetas e aquelas com frutos comestíveis como macieira, bananeira, coqueiro, etc.

O grão de pólen ou também denominado de micrósporo, representa a estrutura reprodutiva masculina das plantas fanerógamas, e são produzidos por meiose no microsporângio.

b) As fanerógamas englobam dois grupos taxonomicamente distintos, sendo que um deles é muito frequente no Estado e o outro representado por um número muito pequeno de espécies nativas. Qual dos grupos é pouco representado? Resposta: Gimnospermas.

As Criptógamas correspondem às plantas que possuem órgãos sexuais incospícuos, ou seja, imersos dentro dos tecidos do gametófito. Dentre as Criptógamas, estudaremos as plantas avasculares e as plantas vasculares sem sementes.

angiospermas

O grupo de fanerógamas mais diversificado no ambiente terrestre é o das angiospermas. Como fatores que favorecem o predomínio desse grupo podem ser citados: flores ricas em atrativos (atração de agentes bióticos para polinização) e presença de fruto (favorece a dispersão das sementes).

Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

A Sistemática Vegetal desempenha um papel de importância capital em favor de ciências que lidam com as plantas; determinando os nomes com que são conhecidas internacionalmente milhares de espécies vegetais, estudando sua distribuição, indicando suas propriedades, acertando as relações existentes entre os grupos ...

As plantas vasculares (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) possuem vasos condutores, já as plantas avasculares ou não vasculares (Briófitas) não dispõem de vasos. Nesse último caso, as substâncias deslocam-se por através da osmose e os nutrientes por difusão simples.