O que significam os símbolos do fluxograma?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Também conhecido como “Símbolo de terminação”, este símbolo representa os pontos iniciais, finais e resultados potenciais de um caminho. Muitas vezes contém “Início” ou “Fim” dentro da forma. Representa a entrada ou a saída de um documento, especificamente.

As etapas do fluxograma de processo são apresentadas utilizando-se figuras geométricas que podem ser círculos, triângulos, retângulos, linhas ou setas, sendo que cada símbolo gráfico possui um significado importante.

Quais são os tipos de Fluxogramas?

  • Diagrama de Blocos. É o mais simples dos fluxogramas. ...
  • Fluxograma de processos simples. É semelhante ao diagrama de blocos, porém contém pontos de decisão.
  • Fluxograma funcional. ...
  • Fluxograma vertical.

Um símbolo gráfico é um elemento gráfico para representar uma função (vide Funções). Consiste na função e no símbolo. Assim, a função contém os dados lógicos e o símbolo os dados gráficos. Um símbolo gráfico tem um TAG, designações dos pontos de conexão, etc.

Muitas vezes, a forma de término é usada para designar o início e o fim de um fluxograma; no entanto, você pode usar posicionamento (canto superior esquerdo para o início, canto inferior direito para o término), cores (verde para o início, vermelho para o término) ou tamanho para mostrar claramente onde começar e ...

Se você precisa incluir uma contagem de inventário, adicione-a abaixo do ícone do triângulo. Este símbolo também pode representar inventário armazenado. Este símbolo mostra materiais provenientes de fornecedores ou produtos acabados indo da fábrica aos clientes.

(O comprimento da seta não representa a duração prevista da atividade do cronograma.) As atividades do cronograma são conectadas em pontos chamados de nós (normalmente representados por pequenos círculos) para ilustrar a seqüência prevista para a realização das atividades do cronograma.

O fluxograma é composto por três etapas: o início que compõe as entradas e os assuntos a serem considerados durante o planejamento, posteriormente o processo e em si, que engloba todas as operações e o fim, que são os resultados gerados durante o processo.

Além disso, existem dois tipos principais de fluxogramas de processo: o linear e o funcional. O fluxograma de processos linear possui o objetivo de apresentar como o processo inicia e acaba. Além disso, mostrar todo o passo a passo de atividades e tomadas de decisão.

Value Stream Mapping ou Mapeamento do Fluxo de Valor é um dos tipos de fluxograma bastante comuns em fábricas e indústrias e é uma ferramenta do Lean Manufacturing.

Qual a diferença entre organograma e fluxograma? A principal diferença é que os organogramas são representações gráficas da forma como a empresa se divide hierarquicamente, já o fluxograma representa a divisão de etapas de um processo.

Símbolo é uma coisa cujo valor ou significado é atribuído pelos seus usuários. Este valor nunca é determinado pelas características físicas do objeto em questão, isto é, de suas propriedades intrínsecas, mas sempre por algo arbitrário que se torna convencional.

Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos. Mas para que os símbolos desempenhem sua função de comunicação, é necessário que as pessoas conheçam seu significado. Por isto, os símbolos são sempre elementos coletivos, que dizem respeito a um grupo de pessoas.

2.1 5 Símbolos Básicos do Fluxograma
Aqui, você verá os 5 símbolos fluxograma que são muito populares e comumente usados em quase todos os fluxogramas. A forma oval ou de pílula - representa o início/fim. A forma retangular - representa um processo. A forma do paralelogramo - representa a entrada/saída da informação.

O Amarelo significa riqueza, claridade, prazer, conforto, alerta, etc. O Verde dá esperança, frescor, saúde, bem-estar, natureza, calma, etc. O Azul já transmite sabedoria, confiança, intelectualidade, verdade, etc. O Roxo já é mais voltado para a espiritualidade, ilusão, justiça, misticismo, etc.

Os mais utilizados são: - Círculos ou figuras que lembram um cilindro na horizontal – indicam o começo ou fim de um processo dentro do fluxograma; - Quadrados ou retângulos – especificam a atividade a ser realizada.

O triângulo está presente em várias religiões e possui diversos significados. O mais popular é a santíssima trindade para os hindus, cristãos e egípicios. Também é uma alusão ao ínicio, meio e fim ou corpo, alma e espírito, o equilíbrio de três forças divinas. É um simbolo que se consiste em três pontos que se ligam.

O triângulo foi por muito tempo um símbolo da Santíssima Trindade Cristã, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nos séculos anteriores à Idade Média, Deus às vezes era representado por um halo triangular.

Sinal gráfico, semelhante a essa haste, usado geralmente para indicar uma direcção ou um sentido.

Uma dúvida frequente trata do ícone de triângulo com duas setas dentro. O visual lembra uma placa de trânsito e pode ser entendido como um alerta, mas a explicação é um pouco mais simples. O símbolo basicamente serve para indicar que o sistema de proteção de dados está ativado.

O que é um fluxograma de processo
Em linhas gerais, um fluxograma é uma disposição gráfica das etapas de um processo – quase como um mapa mental dos caminhos que as pessoas devem seguir em diferentes circunstâncias.