O que significam os números na CNH?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Número de registro: Está impresso na cor vermelha e pode ser definido como o número principal de identificação nacional. Ele é composto por 9 caracteres e 2 dígitos verificadores de segurança; Validade: Naturalmente, é ali que consta o dia, o mês e o ano em que a carteira de motorista vence e precisa ser renovada.

A categoria A, categoria de moto de duas ou três rodas, segundo o projeto de lei, será dividida em três subcategorias: A1 para motos de até 300 cilindradas; A2 para motos de até 700 cilindradas; e A3 para todas as motos, independentemente da cilindrada.

Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio.

A observação "exerce atividade remunerada" deverá ser incluída na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista que passar a exercer atividade remunerada com o veículo.

O “Exerce Atividade Remunerada” se encontra no espaço das observações em sua CNH, assim como mostra a imagem abaixo. A EAR também está presente na sua e-CNH. Os prestadores de serviços que obtêm esta observação em sua carteira recebem uma atenção especial do Detran.

EAR – Exerce Atividade Remunerada
Veja, abaixo, os documentos necessários para entrar com o pedido para exercer atividade remunerada como motorista: CNH original e cópia simples; Formulário com resultado dos exames médico e psicológico; e.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atualmente as categorias de CNH estão divididas em: Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral; Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A.

com esta carteira, o motorista está apto a conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, e com mais de 50cm³ de cilindrada. Além disso, esta categoria autoriza o motorista a conduzir ciclomotores.

Afinal, categoria B pode dirigir van? Resposta direta e reta: não, o condutor da categoria B não pode dirigir uma van. Para conduzir este veículo, o motorista deve ter a CNH D, que é designada para aqueles que desejam trabalhar com ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros.

CNH C – Condutor de veículos de carga, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, como caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga; além de todos os tipos de automóveis da categoria B.

Para ser motorista profissional de aplicativos como a Uber, é necessário que o condutor tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e com a observação Exerce Atividade Remunerada, a chamada EAR.

Nesse caso, a infração é de natureza gravíssima, com acréscimo de 7 pontos no prontuário da CNH e multa de R$ 293,47. Além disso, o veículo pode ser removido ao pátio. “A previsão de remoção para estes casos, passou a constar da parte geral do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.

A CNH remunerada nada mais é do que uma habilitação que possui um registro no campo de observação: EAR. Ou seja, o motorista responsável exerce atividade remunerada. Dessa forma, é possível declarar que o condutor tem uma permissão para dirigir a fim de prestar um serviço relacionado ao transporte.

Para exercer esse tipo de atividade com o veículo - prestar serviço de transporte de pessoas, bens ou valores para pessoa física ou jurídica, autônomos ou contratados -, é preciso passar por exames psicológicos para a inclusão da observação Exerce Atividade Remunerada (EAR) em sua carteira de motorista.

1) Avaliação psicológica - pagar ao psicólogo, somente no caso de Motorista profissional (inclusão da informação “exerce atividade remunerada”): R$ 131,90.