O que significam CIA e KGB no contexto da Guerra Fria?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

CIA é a sigla de Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), a agência de espionagem do governo dos Estados Unidos. KGB eram as iniciais, em russo, do Comitê de Segurança do Estado, a antiga agência de espionagem da União Soviética.

A KGB (Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti), foi a agência que durou mais tempo dentre todas as criadas pela URSS e hoje pela Rússia, que durou desde a segunda guerra mundial até o fim da guerra fria, sendo dividida em outros serviços de inteligência para proteção do Estado interno e internacionalmente em 1991, como FSB ...

Os principais sucessores do KGB são o FSB (Serviço de Segurança Federal da Federação Russa) e o SVR (Serviço de Inteligência Estrangeira).

Esta época ficou assim conhecida porque ambos os países nunca se enfrentaram diretamente num conflito bélico. A Guerra Fria termina com a Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética, em 1991.

Os serviços de inteligência de ambos os países protagonistas da guerra fria (KGB pela União Soviética e CIA pelos Estados Unidos) atuaram no recrutamento e treinamento agentes permitindo que estes se infiltrassem no país opositor com o objetivo de adquirir o máximo de informações de dados possíveis, como por exemplo a ...

As principais agências de Inteligência no mundo foram a CIA norte-americana, a KGB da União Soviética, o MI6 da Inglaterra, a Mossad israelense e o BND alemão.

  • Kliment Vorochilov
  • Nikolai Pegov
  • Presidium do Soviete Supremo da União Soviética

O Mossad é o serviço de inteligência e operações especiais do Estado de Israel. Foi criado em 13 de dezembro de 1949 e oficializado em março de 1951. É considerado o serviço secreto mais eficiente do mundo, estando à frente, portanto, da CIA, americana, e da antiga KGB, soviética.

Um país considerado europeu, mas parte dele fica na Ásia, devido ao seu tamanho. A Rússia era o principal país da extinta URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Mikhail Gorbachev foi um político soviético de origem russa que ficou marcado por realizar uma série de reformas na União Soviética e por ter sido seu último governante.

O presidente russo, Vladimir Putin, foi um oficial do serviço secreto soviético da União Soviética, a KGB. Fluente em alemão, ele trabalhou em Dresden, na Alemanha Oriental, em 1985.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.

O Muro de Berlim

O Muro de Berlim, como símbolo maior da Guerra Fria, marcou o início das tensões entre as duas superpotências, da mesma forma com que marcou o fim das mesmas.

As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências.

ABIN — Agência Brasileira de Inteligência.

A agência foi criada em 1947 pelo presidente Harry S. Truman mediante um pacto governamental de Segurança Nacional para satisfazer uma necessidade estratégica devido ao início da Guerra Fria e ao avanço do comunismo.

A Guerra Fria teve fim com a dissolução da União Soviética, que ocorreu em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu aquele país a partir da década de 1970.

O principal objetivo de suas missões era obter segredos militares e científicos no ocidente. Uma importante vantagem da KGB sobre a CIA era que a agência soviética centralizava a espionagem externa e a vigilância interna, enquanto que nos Estados Unidos essas missões eram divididas entre a CIA e o FBI.

Por dezesseis anos, foi oficial do KGB, o serviço secreto da União Soviética, chegando à patente de tenente-coronel.