O que significam as siglas FIFO e ERP?

Perguntado por: vresende . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Em primeiro lugar, FIFO é uma sigla em inglês para “First In, First Out”, ou seja, “primeiro a entrar, primeiro a sair”. No Brasil, também é muito comum que os profissionais da área da estocagem se refiram a esse termo como PEPS (“primeiro que entra, é o primeiro que sai”).

Método FIFO (First In, First Out) ou PEPS (Primeiro Entra, Primeiro Sai) Enquanto o método FEFO se refere a validade do produto, o FIFO prioriza aquele que primeiro deu a entrada no estoque.

O que é FIFO? O método FIFO, que significa “first in, first out” ou, em português, “primeiro que entra, primeiro que sai”, é um sistema de armazenagem que trabalha conforme a sequência da entrada das mercadorias ao estoque, sempre priorizando o despacho daqueles lotes que chegaram antes.

O que é FIFO? A estratégia FIFO (First In First Out - “ primeiro que entra, primeiro que sai”) funciona da seguinte maneira: substitui a página que esteve na memória por mais tempo.

A implementação do FIFO é simples e fácil. Basta manter uma fila de todas as páginas na memória. Elas são adicionadas ao final da fila quando lidas para a memória. A página que sofre *swap para o disco é sempre escolhida da frente da fila.

Indo direto ao ponto, como falei anteriormente, FEFO (First expire, first out – Primeiro a vencer, primeiro a sair) é uma maneira de armazenar e utilizar os materiais e produtos do estoque de uma empresa.

Sistema de armazenagem LIFO
O termo LIFO vem do inglês last in, first out. De acordo com o significado, a lógica desse modelo de movimentação em estoques determina que o último produto a entrar deve ser o primeiro a sair. Uma questão para o sucesso do sistema está relacionada à validade das mercadorias.

A técnica PEPS significa “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”, e consiste em priorizar a saída para entrega ao consumidor dos produtos que entraram primeiro nos locais de armazenamento e, por consequência, tem prazo de validade menor do que os produtos que entraram depois no estoque.

O sistema de armazenagem FIFO é bastante utilizado por empresas que trabalham com produtos perecíveis, como supermercados ou indústrias de alimentos, ou mesmo por empresas que trabalham com itens que podem ficar fora de moda.

FIFO é a sigla para “First In, First Out”, ou, em português, “o primeiro a entrar é o primeiro a sair”. Em outras palavras, trata-se de uma sequência de entrada de itens no estoque de forma a sempre priorizar que saiam antes aqueles que chegaram primeiro.

O método FIFO é um sistema no qual o primeiro item a entrar é o primeiro a sair. Assim, trabalha-se com um sistema que regula a circulação de produtos dentro de um empreendimento e ordena a liberação deles, em que o produto mais vendido sempre sai primeiro.

FIFO, FEFO e LIFO são abreviaturas bastante comuns no e-commerce. São metodologias usadas para o gerenciamento de estoque e logística para ajudar na otimização dos negócios com os fornecedores.

O modelo PEPS de controle de estoque funciona de maneira bem simples: tudo que chega primeiro deve ser vendido primeiro. Ou seja, compras mais recentes só são retiradas do depósito após as aquisições mais antigas terem seu destino resolvido. Essa prática é bastante utilizada por duas razões principais.

Afinal, qual a diferença entre FIFO e LIFO? Em resumo, a diferença entre FIFO e LIFO é como os produtos vão ser postos à venda. Enquanto no FIFO, os primeiros produtos a chegar, são os primeiros a sair do estoque. No LIFO, os últimos produtos que chegarem, são os primeiros a sair do estoque.

UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair)
A ideia também é simples: o último item comprado é o primeiro a ser vendido. Se a sua empresa trabalha com itens perecíveis, o UEPS não é viável. Nesse cenário, o uso desse método poderia fazer com que a primeira mercadoria comprada, no momento da venda, já estivesse vencida.

A principal diferença entre PEPs e UEPs é a ordem que os produtos saem do estoque. O primeiro prioriza que sejam enviados os produtos mais antigos e o segundo investe na venda dos itens mais recentes.

Continuar lendo O que é ERP hospitalar?