O que significado de pessoa galega?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

[Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Pessoa estrangeira; quem não nasceu no Brasil; gringa. [Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Quem tem os cabelos loiros e a pele clara; loira. [Linguística] Língua românica falada na Galiza, região situada na Espanha.

ga·le·go |ê| 1. Relativo ou pertencente à Galiza, comunidade autónoma espanhola.

O dicionário traz ainda a expressão "galego", cujo sentido se transformou. No original, é a pessoa natural da Galícia, no Norte da Espanha, mas em Pernambuco são aqueles que têm pele clara e, usualmente, cabelo loiro ou aloirado.

Significado de galeguinha: Sexo feito de maneira rápida e descompromissada.

Os galegos são um grupo de habitantes da região espanhola da Galiza, no noroeste da Península Ibérica. As principais línguas faladas na região são o castelhano e o galego.

Segundo a RAG (Real Academia Galega), há cerca de 2 milhões de falantes do idioma, para uma população local de 2,7 milhões de pessoas.

Com certeza, se você mora no Nordeste, já se referiu algum loiro com a palavra “galego” ou “galega”, para quem for mulher.

Quem tem cabelo castanho escuro é considerada morena.

As diferenças entre o galego e o português são várias, podendo estas serem encontradas na fonética, na morfologia, na sintaxe, na ortografia e no léxico. Uma parte destas diferenças resultam do acastelhanamento do galego ao longo dos séculos em que este foi proibido como língua culta, os chamados Séculos Escuros.

Significado de Polaca
substantivo feminino Aquela que nasceu ou vive na Polônia, país situado no continente europeu; polonesa.

1. Relativo ou pertencente à Polónia , país europeu. 2. Natural, habitante ou cidadão da Polónia .

Loiras ou louras, tanto faz! Fato é que esse adjetivo é usado para caracterizar pessoas que têm o cabelo de cor dourada a castanho-claro, quase um amarelo-tostado. Louro também designa uma espécie de folha (do loureiro), muito utilizada na culinária.

O idioma galego-português é o idioma ancestral comum às línguas galaico-portuguesas. Destacou-se pela sua utilização como idioma próprio da poesia trovadoresca não só nos reinos onde era nativa (Portugal, Galiza e Leão) mas também em Castela e, pontualmente, noutros locais da Europa.

Com a nossa independência, o galego propriamente dito passou a girar na órbita política e linguística do castelhano, enquanto o português se foi diferenciando, sobretudo devido à influência do moçárabe, desenvolvido no centro e, sobretudo, no Sul do País.

O português arcaico se originou através da mistura entre os dialetos árabes e do latim, trazido à península ibérica durante a invasão muçulmana, dando, primeiro, origem ao galego-português, língua que mais tarde seria oficial em Portugal. Esta fase foi chamada de trovadoresca, e terminou em meados do século XIII.

A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região. Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas, o português é uma língua própria e independente.

Também se diz em português ensaboadela, tunda, levar pela cabeça abaixo , piçada (sobretudo em gíria militar), raspanete com o mesmo sentido.

Significado de empalar
Submeter à empalação, ao suplício que consiste na introdução de uma estaca potiaguda pelo ânus de alguém, fazendo com que ela atravesse suas entranhas: o carrasco empalava os condenados. [Por Extensão] Atravessar de um lado a outro; espetar: o churrasqueiro empalou o porco para o churrasco.