O Que significado da palavra luz?

Perguntado por: osubtil9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Significado de Luz. substantivo feminino Claridade que emana de si mesmo (Sol) ou é refletida (Lua). [Astronomia] Claridade que o Sol espalha sobre a Terra. Objeto que serve para iluminar; lâmpada, lanterna: traga a luz.

Luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Em sentido figurado significa esclarecer ou fazer algo compreensível.

“Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12; “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

Do latim lux, a luz é o agente físico que permite que os objetos sejam visíveis. O termo também é usado para fazer alusão à claridade irradiada pelos corpos, à corrente elétrica (eletricidade) e ao utensílio que serve para iluminar (as lâmpadas, os candeeiros, as velas, etc.).

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação electromagnética) são: brilho (ou amplitude), cor (ou frequência), e polarização (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades quer de ondas quer de partículas. Luz através de um vitral.

Existem fontes de luz primárias e secundárias.

  • Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa.
  • Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.

Em 1 Coríntios 1,5-7, podemos ler o seguinte: “E esta é a mensagem que dEle ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nEle treva nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.

Para saber o que é a luz, é preciso compreender a sua natureza dual, isto é, a luz pode ser uma onda eletromagnética ou um conjunto de partículas. A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético.

Portanto, atualmente, adota-se que a natureza da luz é de dualidade onda-partícula. Dependendo do fenômeno que vamos analisar, consideramos a luz como onda ou como partícula.

A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.

Andando no mundo como estamos, tão escuro e obscuro pelo mal, Jesus veio trazer a luz, porque Ele mesmo é a luz que ilumina, que salva e resgata o mundo. E para ter essa luz, Ele mesmo nos indica o que fazer: “Quem me segue não andará nas trevas”.

Nas escrituras, a Luz de Cristo é às vezes chamada de Espírito do Senhor, Espírito de Deus, Espírito de Cristo ou a Luz da Vida. Não se deve confundir a Luz de Cristo com o Espírito Santo. Ela não é um personagem como o Espírito Santo.

Portanto, luz significa o que foi criado. Os filhos da luz são os maçons, porque eles são os filhos da verdade, "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", disse o divino Mestre.

Ela é a nossa fonte primária. Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz). Nós humanos, os ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes.

Quando a luz chega à parte de trás do olho, viaja ao longo dos nervos da retina que estão juntos num feixe. Estas imagens depois percorrem todo o caminho até ao cérebro através dos nervos óticos. Quando o seu cérebro processa esta informação, volta a virar as imagens para que não veja o mundo de cabeça para baixo.

A luz propaga-se no vácuo com a velocidade limite conhecida: cerca de 300 mil quilômetros por segundo. A velocidade da luz mede o espaço percorrido pelas ondas eletromagnéticas a cada segundo. No vácuo, as ondas eletromagnéticas propagam-se com velocidade constante de, aproximadamente, 299.792.458 metros por segundo.

Resposta verificada por especialistas. A luz é produzida pela liberação de fótons (quando um elétron atravessa para um estado menos energético). Essa liberação, pode ser manifestada na utilização de diversos objetos (Lâmpadas, lanternas, etc.), assim como nos raios solares.