O que significa Zeus na Bíblia?

Perguntado por: rzaganelli . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Zeus: Significa "brilhar", "céu", "deus", “deus dos deuses”, “deus do trovão”, “deus do relâmpago”.

Na mitologia grega, a águia é o símbolo de Zeus, o mais poderoso dos deuses. Na cultura celta é símbolo do renascimento e renovação.

Zeus era uma das divindades que faziam parte da religiosidade dos gregos antigos, sendo considerado o deus mais poderoso de todos. Residia no Monte Olimpo, regendo o Universo e controlando os céus. Ele comandava os humanos e os outros deuses e era considerado pelos gregos como o deus do trovão, dos céus e do raio.

Zeus: Significa "brilhar", "céu", "deus", “deus dos deuses”, “deus do trovão”, “deus do relâmpago”. O nome grego Zeus vem do nome do deus indo-europeu Dyeus, em que dyeu significava "brilhar", "céu" ou "deus".

Porém, considerando-se seres tão bem desenvolvidos, os homens resolveram subir aos céus e lutar contra os deuses, destronando-os e ocupando seus lugares. Todavia, os deuses venceram a batalha e Zeus resolveu castigar os homens por sua rebeldia.

Quando não estava presidindo as assembleias de deuses no Olimpo, Zeus gostava de passar o tempo entre as nuvens, observando a terra lá embaixo. Tinha olhar apurado não apenas para detectar desordens em seu reino, mas também para localizar a beleza das formas femininas.

Por que Zeus trai a esposa de forma tão sistemática? Hera acredita que tudo seja culpa da incontrolável vulnerabilidade masculina ao prazer carnal. Mas o rei dos deuses não concorda. “Na verdade, o prazer no homem é muito mais tedioso e fraco do que aquele que vocês mulheres compartilham”, diz, para a raiva de Hera.

Zeus era considerado pelos gregos o deus mais poderoso de todos, aquele que regia homens e deuses do alto de seu trono no Monte Olimpo. A importância de Zeus era evidenciada pelo fato de que muitos gregos se referiam a ele como “pai”. Ele era considerado o deus dos céus, do trovão, do raio etc.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Nos Hinos Homéricos ele é referido como o "chefe dos deuses". Seus símbolos são o raio, a águia, o touro e o carvalho.

Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações.

Porém, Zeus se irritada facilmente, o que poderia ser muito destrutivo. Segundo os mitos, ele já lançou raios e causou tempestades violentas, que causaram grandes estragos na Terra. Mas ele não era severo apenas em seus castigos aos mortais, mas também à outros deuses e deusas.

Zeus foi a divindade mais importante da religiosidade grega, pois era considerado o deus supremo e aquele que regia o Universo. Em muitas passagens nos mitos gregos, outros deuses que faziam parte do panteão dos gregos referiam-se a Zeus como Pai. Zeus era considerado deus do trovão, do raio e dos céus.

Zeus era considerado o deus dos céus, do raio e do trovão. Era o deus mais poderoso do panteão grego, governando homens e deuses do Monte Olimpo. Tornou-se o deus mais poderoso ao resgatar seus irmãos, devorados por Cronos, e liderar uma guerra contra os titãs.

Seu equivalente romano é Júpiter.

Entre outras lendas, Zeus teria sido criado por Melissa, que o alimentou com leite de cabra e mel. Quando se tornou adulto, Zeus derrotou o pai e obrigou-o a ressuscitar seus irmãos. Libertou também os ciclopes da tirania de Cromos, e eles em recompensa deram-lhe as armas do trovão e do relâmpago.

Tatuagem Zeus: significa coragem destemida, força e habilidade. Zeus, era o deus dos deuses na mitologia Grega, por conta disto ele era o mais forte, o deus do trovão.

Em seguida, Prometeu desceu do reino dos deuses e entregou o presente do fogo à humanidade. Zeus ficou furioso, não apenas por Prometeu ter roubado o fogo dos deuses, mas por ter destruído, para sempre, a subserviência dos humanos.

Tinha a fama de ser ciumenta com razão, pois Zeus era muito infiel - de todos os filhos que Zeus teve, dois foram concebidos em seu casamento com Hera que foi Ares (deus da guerra) e Hefesto (deus do fogo).

Os 7 piores castigos da mitologia grega

  1. 1 – A roda de Íxion. Íxion era mau! ...
  2. 2 – O suplício de Tântalo. ...
  3. 3 – O labor de Sísifo. ...
  4. 4 – A fome de Erisictão. ...
  5. 5 – A preguiça de Quelone. ...
  6. 6 – A tortura de Prometeu. ...
  7. 7 – O tonel das Danaides.
Continuar lendo Quem é Zeus na Bíblia?