O que significa Zé Ruela na gíria?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Vacilão, lerdo, bocó.

Termo genérico usado para chamar alguém informalmente, usado exclusivamente no vocativo. O mesmo que "cara", "véi", "mano", "manolo".

Bocó é uma expressão brasileira informal, usada como sinônimo dos adjetivos bobo, tolo, idiota ou ignorante. A palavra bocó não possui uma conotação tão negativa quanto "estúpido", "burro" ou "idiota", sendo mais associada com uma ignorância relativa à inocência ou pureza.

adjetivo Diz-se da pessoa que se utiliza da esperteza para sobreviver sem trabalhar, geralmente abusando da confiança de outras; vadio. Diz-se de quem é esperto, astuto; sagaz.

Pessoa simples, sem importância. Medíocre. Fracassado.

Sinônimo de “eu não” e “sai fora”. Exemplo: "O sucesso dos brasileiros penetrou pessoas do mundo inteiro, lá ele".

3 ladrão, larápio, gatuno, marginal, meliante, delinquente, trombadinha, roubador, malandrim, pilha.

Rua ou travessa estreita; beco, quelha.

Significado de Arruela
substantivo feminino Anel ou aro de ferro que se mete no parafuso para que a porca não desgaste a peça.

Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

“Jack” é gíria para estuprador, usada por detentos dentro de presídios. De acordo com a Polícia Civil, o homem ferido não possui antecedentes criminais.

Mocorongo é uma palavra típica do vocabulário popular brasileiro, sendo mais comum como um sinônimo de “caipira” ou pessoa que vive na roça.

Significado de botchoco: É um adjetivo pejorativo para dizer que alguém é afeminado.

Cara chateada ou emburrada.