O que significa Zé Povinho na quebrada?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Gíria: Pessoas sem importância.

Pessoa curiosa, que adora fofoca. Vive cuidando da vida dos outros, qualquer confusão ela(e) já corre pra saber o que está acontecendo. Exemplo de uso da palavra Zé-povinho: -Ae, você é mó zé-povinho heim maluco, cuida da sua vida truta!

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX, por exemplo, as gírias eram associadas à malandragem. Nas canções eternizadas por Moreira da Silva, o Kid Morengueira, encontramos várias dessas expressões, como “vagulino” (vagabundo), “desguiar na carreira” (fugir correndo), “entregador” (delator).

Significado de Povinho
substantivo masculino [Popular] Povo baixo, plebe, ralé; poviléu.

Apesar de ser expressões usadas pela facção, algumas também são amplamente disseminadas e outras, ao longo dos anos, ganharam novos sentidos. Por exemplo: cabuloso, corre, cagueta já viraram uma gíria popular. Então, vale ressaltar que não é porque alguém usa um ou outro termo, que a pessoa é ligada ao grupo.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

2. [Informal] Pessoa do povo. Plural: zés-povinho ou zés-povinhos. Plural: zés-povinho ou zés-povinhos.

Mexerico ou bisbilhotice: 1 mexerico, bisbilhotice, fuxico, futrica, cochicho, indiscrição, dito, intriga, intromissão, difamação, maledicência, calúnia, detração, detratação.

1 fuxiqueiro, intrigante.

Termo genérico usado para chamar alguém informalmente, usado exclusivamente no vocativo. O mesmo que "cara", "véi", "mano", "manolo". Proveniente do apelido comum que se dá a um homem chamado José, nome muito comum no Brasil.

1. Zé mané Sujeito desprovido de razoável intelecto e capacidade mental, para discernir e avaliar as situações do dia-a-dia. -O marido da vizinha é um verdadeiro zé mané.

1. Pela saco. Diz-se de ou pessoa com comportamento ou característica arrogante e idiota, sem noção de tal condição.

“Jack” é gíria para estuprador, usada por detentos dentro de presídios. De acordo com a Polícia Civil, o homem ferido não possui antecedentes criminais. Atingido quatro vezes no abdome, ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Taguatinga. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo.

No tráfico há também um vocabulário próprio, assim como no meio dos estelionatários. Neste, por exemplo, ''chiquita'' quer dizer cheque; ''banho'' significa deu golpe em alguém, e ''prego'' - palavra que, aos poucos está ganhando também as ruas - quer dizer aquele que não conhece gíria.