O que significa XCM no MTB?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O Mountain Bike – Cross Country Maratona (XCM) é a modalidade mais praticada no Brasil: nela, o ciclista percorre longos quilômetros que podem variar a partir de 50km até 120km (em caso de competições oficiais), por estradas de terra.

Ja o Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO) possui o circuito variado e mais longo, em comparação a XCC, com distância de 4 a 10 quilômetros. A categoria possui maior dificuldade, e os atletas dependem da habilidade técnica sobre a bike e de um bom preparo físico para obterem bom resultados.

O cross country short track (XCC), introduzido no calendário da Copa do Mundo apenas em 2018, é a prova que determina o grid de largada do XCO. Basicamente, os ciclistas precisam competir no XCC para ter a chance de uma boa posição de largada no XCO. A prova é disputada em um circuito de 1 a 1,5 quilômetro de extensão.

O quadro de uma bike full é feito em duas partes, ou melhor dizendo, em dois triângulos — o dianteiro e o traseiro. Essas duas peças são ligadas por pivôs — partes articuladas — com rolamentos ou não, que se movimentam quando o amortecedor traseiro absorve as pancadas na roda traseira.

O enduro é a modalidade que fica entre os dois extremos do Cross-Country e Downhill: nem tão extenuante e focada na parte física quanto o XC, nem tão extrema e específica quanto o DH.

Cross Country Olímpico (XCO)
Diferente da outa modalidade, exige mais potência muscular do que resistência física para superar as dificuldades do trajeto. NO XCO, o ciclista encontra áreas de apoio com água e outros itens importantes para suportar o percurso. Não é necessário pedalar equipado.

Mountain Bike, também conhecido como ciclismo de montanha, ( sigla MTB) é uma modalidade de ciclismo que tem como objetivo pedalar em terrenos fora da estrada convencional.

Mountain Bike, MTB ou BTT é a bicicleta usada para a pratica do ciclismo de montanha. Versátil em trilhas de terra, estradas rurais e até mesmo na cidade.

A palavra hard vem de rígido e tail traseira, ou seja, a bike traz o conceito de traseira rígida ou “rabo duro”. Mas como isso? Bom, a famosa mountain bike hardtail possui apenas uma suspensão e se encontra na dianteira da bicicleta.

De bate e pronto e sem delongas: O Mountain Bike Cross Country Eliminator – sigla em inglês XCE, é uma modalidade disputada em um circuito bem menor do que a tradicional modalidade XCO (Cross Country Olímpico).

XCO é abreviação de mountain bike cross country olímpico. Uma prova disputada em circuito variado, de 4 a 10 quilômetros de distância por volta, com descidas técnicas, trilhas estreitas, caminhos rochosos e até obstáculos artificiais, como rampas.

Uma gravel bike é uma bicicleta multiuso, combinando características de uma bicicleta de estrada e mountain bike. Ideal para terrenos mistos e aventuras fora de estrada. Com pneus largos, geometria relaxada e componentes robustos para viagens longas.

O bike sprint é uma explosão de velocidade e potência que os ciclistas profissionais utilizam nos últimos metros de uma competição. Embora seja uma técnica usada para ganhar uma competição profissional, muitos ciclistas de todos os níveis utilizam o bike sprint para treinar.

Balance bike drop Bicicleta do equilíbrio
Pensada para auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação bilateral e da percepção de espaço, a Balance não possui pedais ou rodinhas laterais.

A bicicleta de spinning simula uma pedalada mais realista e desafiadora, com inclinações e maior variação de resistência. Deste modo, esse modelo possibilita um treino mais intenso e com maior queima calórica. Em uma hora de prática, a perda pode variar entre 500 e 650 calorias.

A modalidade de Freeride, como o nome já sugere, é sinônimo de liberdade e criatividade. Geralmente praticada em cidades ou trilhas, utilizando-se de obstáculos artificiais ou não, seus praticantes demonstram habilidade e controle da bike em misturando saltos e manobras.