O que significa Web3?

Perguntado por: vrebelo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A Web3 é uma evolução da Web2, que usa tecnologias como moedas digitais e blockchain para criar uma internet mais justa. Por outro lado, a Web 3.0 é uma visão futurista da internet, ainda em desenvolvimento e cujas características ainda não estão completamente definidas.

Gavin Wood

O termo Web3 foi cunhado em 2014 pelo britânico Gavin Wood, cofundador da rede Ethereum. O objetivo desta nova fase da internet é entender suas preferências e fornecer experiências adaptadas ao seu comportamento. Tudo isso, mantendo a transparência por meio do blockchain e sua infraestrutura de código aberto.

Web2 refere-se à versão da internet que a maioria de nós conhecemos hoje. Uma internet dominada por empresas que prestam serviços em troca de seus dados pessoais. Web3, no contexto da Ethereum, refere-se a aplicativos descentralizados que são executados na cadeia de blocos.

Como acessar a Web3 usando um navegador
A única maneira de se conectar a DApps na Web3 é usando uma carteira de criptomoedas. E é você quem decide se essa carteira de criptomoedas será uma extensão em um navegador como o Chrome ou uma carteira integrada em um navegador de privacidade como o Brave.

Este conteúdo é exclusivo para usuários logados
A Web 3.0 é vista como uma web inteligente, que utiliza tecnologias avançadas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para fornecer uma experiência mais personalizada e imersiva aos usuários.

Tim Berners-Lee

O físico britânico Tim Berners-Lee é o nome responsável pela Internet como conhecemos hoje. Em 1989, ele inventou a World Wide Web (WWW), um sistema que, em pouco tempo, permitiria a criação da Internet comercial e, assim, a popularização da rede.

Uma nova fase da internet está se consolidando no mundo digital com a descentralização de dados. Essa nova etapa é conhecida como Web 3.0, e inaugura uma forma personalizada de gerenciamento de informações e de interatividade virtual.

A Metamask é uma plataforma que funciona como carteira digital, permitindo que você armazene com segurança seus ativos em criptomoedas. Além disso, a carteira integra diferentes aplicativos descentralizados, conhecidos como dApps, o que garante uma experiência completa para quem busca investir nesse mercado.

A Web 3.0 se refere ao atual momento em que vivemos. A principal característica dela é a facilidade com que nos conectamos ao mundo virtual.

Como criar um website Web3 em alguns passos fáceis?

  1. Dê um nome ao seu sítio Web3. Escolha a categoria, e esquema de cores da sua escolha.
  2. Adicione as características que pretende. Criar um website Web3 em minutos sem qualquer codificação.
  3. Personalize o seu website de acordo com as suas necessidades.

A Web 4.0 tende a intensificar o uso da inteligência de dados e a estreitar a linha que separa humano e máquina, expandindo algo que já vem sendo visto na Web 3.0. Nesse caminho, alguns conceitos se destacam, como você verá a seguir.

Já Web 3.0, tem maior controle sobre a privacidade do usuário e possibilita que a produção de conteúdo seja feita por qualquer peça que estivesse na internet, como infraestrutura de dados e softwares. Além disso, trouxe mais privacidade para o usuário e maior autonomia na sua decisão.

A web 4.0 promete aumentar cada vez mais a experiência, e as oportunidades para construir um negócio de sucesso, e aplicação do uso da tecnologia como a inteligência artificial, promovendo o relacionamento constante entre máquinas e humanos!

O termo “Web Semântica” refere-se à visão do W3C da Web dos Dados Conectados. A Web Semântica dá às pessoas a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível com tecnologias como RDF, SPARQL, OWL, SKOS.

A Web 2.0 se conceitua no âmbito essencialmente online. Desta forma, atividades que antes eram feitas de forma offline, com o auxílio de tradicionais programas vendidos em lojas especializadas, passam a ser feitas de forma online, com o uso de ferramentas gratuitas e abertas a todos os usuários.

Um sistema web é apenas um software hospedado na internet. O conceito é muito simples, porém traz inúmeros benefícios para a empresa, sendo o principal deles a possibilidade de acesso em qualquer lugar através de qualquer dispositivo com navegador e conexão à internet.

A web significa um sistema de informações ligadas através de hipermídia (hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais) que permitem ao usuário acessar uma infinidade de conteúdos através da internet.

Tim Berners-Lee

Considerado o pai da internet, o cientista britânico Tim Berners-Lee disse ser a favor de os governos criarem leis de proteção dos usuários no ambiente das redes.

A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Apesar de não ter um dono oficial, a rede mundial de internet, na prática, a rede de internet mundial fica nas mãos do governo dos Estados Unidos. O país tem um controle de dois de recursos muito importantes, que são os servidores (ou seja, computadores de grande porte.

Vivo tem o 5G mais rápido, TIM oferece maior cobertura e Claro ganha em games. O 5G na frequência de 3,5 GHz começou a ser ativado no Brasil em julho de 2022, e as primeiras melhorias já começam a aparecer.