O que significa VPP na medicina?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Você sabe o que é uma VPP? A Validação Prévia de Procedimentos nada mais é do que o processo de autorização de determinados procedimentos médicos por parte do plano de saúde.

Quando há indicação de VPP por cânula traqueal, a intubação deve ser feita rapidamente, sem atraso. Cada tentativa de IOT deve ser de, no máximo, 30 segundos. Uma vez iniciada a ventilação com cânula traqueal, após 30 segundos avalia-se FC, respiração e SatO2.

Ventilação com pressão positiva (VPP)
Esta precisa ser iniciada nos primeiros 60 segundos de vida (“Minuto de Ouro”).

O valor de predição positiva é obtido dividindo-se a frequência de pacientes doentes pelo total dos testes positivos. Portanto, o VPP é baixo enquanto que o VPN é bastante alto.

Se, após os cuidados iniciais apresentar bradicardia ou respiração irregular indica-se a ventilação com pressão positiva (VPP). Após os cuidados para manter a temperatura e a permeabilidade das vias aéreas do RN, a presença de apneia, respiração irregular e/ou FC < 100 bpm indica VPP.

A principal sequela em casos de parada cardiorrespiratória são as lesões cerebrais. Isso se deve ao fato de o cérebro não suportar a falta de oxigenação (hipóxia) acima de cinco minutos. A partir desse momento, o paciente poderá apresentar lesões sérias, até mesmo irreversíveis.

Ventilação com Pressão Positiva
Coloca-se os eletrodos do monitor cardíaco e o sensor neonatal do oxímetro de pulso. Se o paciente for menor de 34 semanas, prefere-se usar o ventilador mecânico em T. Se o ventilador não estiver disponível ou o paciente tiver mais de 34 semanas utiliza-se o balão auto-inflável (ambu).

A gente, indiretamente, infere que, se a saturação está boa (entre 93 e 95%), esse neném está bem oxigenado.

Os sinais da parada cardiorrespiratórias são:
> Ausência de pulso; > Ausência de movimentos respiratórios; > Inconsciência do paciente; > Cianose, que é a coloração azul-arroxeada de pele e mucosas.

criar e manter desobstruída a passagem de ar; iniciar imediatamente a respiração artificial (boca à boca); encaminhar a vítima para um pronto-socorro, mas continuar essa técnica durante todo percurso. Caso não haja pulsação, deve-se efetuar, ao mesmo tempo, a massagem cardíaca.

Classificação. Cerca de 90% dos bebês nascem em ótimas condições, com nota geral de 8 a 10. Abaixo disso, os índices revelam dificuldades: 7 (leve), de 4 a 6 (moderada) e de 0 a 3 (grave). A falta de oxigenação no organismo (anoxia) pode ser uma das consequências caso os problemas persistam por mais tempo.

Ventilação por pressão positiva
O objetivo é garantir que os pulmões do recém-nascido inflem, garantindo a dilatação da vasculatura pulmonar. Os resultados da VPP são verificados 30 segundos após o início de sua aplicação.

Conclusão: Parto na adolescência, mecônio, apresentação anômala, parto cesáreo e sexo masculino são fatores de risco para a reanimação. Recém-nascidos pré-termos e aqueles com <2500g possuem maior chance de serem reanimados. A qualidade do atendimento é fundamental para a melhora do Apgar e para a baixa mortalidade.

Para o neonato o socorrista deve administrar um ciclo completo de 3 compressões e uma ventilação a cada 2 segundos; se 2 provedores de SBV, mantém as 3 compressões para uma respiração, porém o compressor usa a técnica dos dois polegares, mãos circundando o tórax aumentando assim a pressão de perfusão cerebral, (Wyckoff ...