O que significa visse no Nordeste?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

No nordeste, principalmente em Pernambuco, é usual o termo visse, corruptela de viste (verbo ver conjugado no pretérito perfeito do indicativo). É usado também como uma interjeição de reforço, sinônima de: viu. Exemplos: Tu visse a novela ontem?

A gíria visse significa uma interjeição para finalizar alguma ideia. É utilizada no fim de frases para confirmar que houve entendimento. Veja também o que significa a gíria tabacudo.

Significado de visse: Em alguns estados do nordeste é usada na forma sincopada (reduzida) de...

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

Afeiçoado”: gíria para elogiar a aparência de alguém. A expressão serve, por exemplo, para dizer que uma determinada pessoa está bem arrumada ou é bonita; “Basculho”: lixo, objeto a ser jogado fora, sobra, resto.

“Em alguns estados do nordeste é usada na forma sincopada (reduzida) de “ouvisse? ” que é uma palavra derivada de “ouvir” ( entender, perceber os sons pelo sentido do ouvido etc). Ex . Espero você äs 17 horas visse? ( ouvisse?) ; Conto com sua presença na minha festa visse? (ouvisse?)

Designação vulgar de vagina, vulva.

E o Drip é a junção disso, é você ser respeitado usando roupas de grife muito caras, isso é o Drip.

A forma correta de escrita da palavra é viesse. A palavra vinhesse está errada, não existe. Viesse é a forma conjugada do verbo vir na 1.

Vissem vem do verbo ver. O mesmo que: assistissem, fitassem, mirassem, observassem, olhassem, presenciassem, testemunhassem, enxergassem, avistassem.

A forma vê-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo ver – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica, no caso ele, ela ou você. À distância vê-se a luz do sol.

Como se fala bonito no Nordeste? Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.

Mangar: rir de alguém; Pantim: criar caso, dificuldade; Tabacudo: bobo.

A forma correta de escrita da palavra é mãinha, com til na primeira sílaba. Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.