O que significa virar um mártir?

Perguntado por: tferreira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Sendo assim, um mártir para os cristãos significa aquele que testemunhou a sua fé de modo radical. O martírio acontece quando alguém está disposto a sofrer a violência, ou mesmo deixar-se morrer pela fidelidade e por amor a Deus e aos outros.

Estevão

O primeiro mártir a testemunhar a verdade da pessoa de Jesus
A liturgia de hoje, mediante a proclamação do evangelho de Mateus 10,17-22, se concentra na pessoa de Estevão, o primeiro mártir que testemunha a verdade da pessoa de Jesus.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinomártirmártires
Feminino

2 sofrimento. Suplício: 3 tortura. 4 aflição, agonia, angústia, aperto, apertura, suplício, tormenta, tormento, tortura, tribulação.

Mártires é o plural de mártir. O mesmo que: heróis, vítimas.

No complexo de mártir, o “mártir” pode ter necessidade de reconhecimento e de aceitação. Pode demonstrar baixa autoestima, colocando os outros sempre em primeiro lugar. Por vezes, negligencia suas próprias atividades, vitimiza-se, isola-se e demonstra sentir-se culpado “por não fazer mais”.

Sendo assim, um mártir para os cristãos significa aquele que testemunhou a sua fé de modo radical. O martírio acontece quando alguém está disposto a sofrer a violência, ou mesmo deixar-se morrer pela fidelidade e por amor a Deus e aos outros.

“Só olhando para a vida de Jesus, sua cruz e ressurreição é que podemos entender o significado do martírio, uma vez que ele é o primeiro mártir, testemunho fiel da vida do Pai para toda a humanidade, testemunho vivente mesmo na morte do Reino de Deus”, afirma a teóloga Ana Formoso.

O símbolo que distingue um santo mártir é a palma, mais precisamente, uma folha de tamareira. Ela é chamada Palmeira Fênix, porque, na antiguidade, se acreditava que a ave mitológica nela fazia o seu ninho.

O testemunho de fé: a palavra mártir (do grego: martiria) significa testemunha. Para o cristianismo, o mártir é sempre alguém que vive a radicalidade da fé; ou seja, oferece a sua vida a Deus pela confiança que tem na verdade revelada na pessoa de Jesus Cristo.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

O primeiro santo canonizado foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo (Baviera), falecido em 973.

Foram proclamados 15/10/2017 Santos André de Soreval, Ambrósio Francisco Ferro e 28 companheiros ( estre estes, Mártires de Cunhaú e Uruaçu), santos mártires do Brasil! No dia 15 de outubro, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco canonizou os Protomártires do Brasil, cuja festa litúrgica é comemorada no dia 3.

2. pessoa que sofreu tormentos ou a morte pela defesa dos seus ideais, de uma causa, etc.

Em 1645, mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos; destes, 30 foram martirizados. O primeiro massacre aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, em Canguaretama; O segundo em Uruaçu, comunidade do município de São Gonçalo do Amarante.

O martírio de Santa Maria Goretti aconteceu quando a menina estava sozinha em casa cuidando se seus irmãos. Ela já havia recusado se relacionar com Alexandre diversas vezes, mas ele não desistiu e, ao ser contrariado mais uma vez, assassinou a jovem menina brutalmente.