O que significa vigor híbrido?

Perguntado por: adrumond . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

Também chamada de vigor híbrido ou choque sanguíneo, a heterose é um fenômeno pelo qual os filhos provenientes de cruzamento de raças diferentes apresentam melhores desempenhos, como maior produtividade, resistência e precocidade que seus pais.

HETEROSE (VIGOR DE HÍBRIDO)
É um processo inverso à endogamia. Pode ser observada também em espécies autógamas (arroz, beringela, trigo, tomate, etc.) que não sofrem prejuízos com a endogamia. Endogamia e heterose são fenômenos relacionados, embora opostos.

A heterose também depende das diferenças genéticas entre as raças que estão sendo utilizadas. Isso quer dizer que quanto maior a distância genética entre as raças, maiores serão os benefícios da heterose. Já a heterozigose é a quantidade de genes vindos de raças diferentes.

Essas denominações são aplicadas a resultados de acasalamentos, sendo os números 1 e 2 indicadores da geração: filhos da 1ª geração, são chamados de F1, da segunda, F2.

Entretanto, o boi Nelore é o que responde melhor a vários tipos de pastagens e rações, aproveitando pastos com baixo valor nutricional. Por outro lado, o gado Angus tem necessidades nutricionais diferentes. Eles são mais seletivos e podem sofrer com perda de peso caso o pasto não esteja dentro dos padrões necessários.

Hibridez x transgenia
Enquanto na transgenia temos um cruzamento genético entre espécie, na hibridez temos um cruzamento natural entre espécies da mesma cultura.

A principal vantagem do milho híbrido é a maior produtividade que possuem em relação às variedades de milho. Os híbridos também apresentam também alto vigor das sementes e maior uniformidade de plantas e espigas. Isso gera maior eficiência na colheita do milho quando feita em condições adequadas.

Híbrido de milho marca Pioneer® atinge produção recorde de 411,6 sc/ha.

A consanguinidade aumenta a semelhança entre os indivíduos, o que pode evidenciar os defeitos dos animais e provocar efeitos desfavoráveis como a redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor do rebanho.

O híbrido simples é obtido pelo cruzamento de duas linhagens. No geral é mais produtivo que os demais e apresenta uniformidade de ciclo, altura de plantas e altura de espigas. A semente tem custo mais elevado, pois é produzida em uma linhagem.

Quando os pais compartilham um antepassado comum, o relacionamento é classificado como "consanguíneo" e há uma maior chance de ambos terem os mesmos genes defeituosos. Se ambos os pais tiverem o mesmo gene defeituoso, há uma maior chance de ter um filho com uma condição genética.

Quando se deseja substituir uma raça ou grupo de animais por outra(o) faz-se o cruzamento contínuo ou absorvente. Neste tipo de cruzamento, duas raças diferentes são acasaladas e os mestiços provenientes deste acasalamento são acasalados, nas gerações sucessivas, com indivíduos de uma das raças iniciais.

Gado bovino
Um tipo de cruzamento é usado quando as fêmeas de raça pura são particularmente adaptadas a um clima específico, e são cruzadas com touros puros de outro clima para produzir uma geração com características de ambos os pais.

A heterose (também conhecida como vigor híbrido) e a consanguinidade são importantes em produção suína. A heterose provém do cruzamento entre raças enquanto a consanguinidade acontece em raças puras.

Consiste na utilização de uma segunda raça européia, geralmente a Pardo-suíça, a Jersey ou a Simental, nos cruzamentos com animais Holandês X Zebu, obtendo-se animais denominados tricross , mantendo-se um bom nível de vigor (heterose).

zebuína. bom então acaba sendo a base para qualquer tipo de cruzamento. o. é tão ambos com nelore dá certo uma matéria da revista globo rural que fala sobre esse casamento casamento por interesse raça angus chegou no país em 1906.

Os carros da Fórmula 2 são carros maiores, com pneus mais largos, potência bem mais elevada, com 620 cavalos, atingem 300 km/h, e algumas exigências da pilotagem os aproximam mais dos modelos da F1, como o piloto interagir com várias funções por meio de comandos instalados no volante.