O que significa Via SC?

Perguntado por: aquaresma8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações.

A injeção subcutânea é aplicada no tecido adiposo, logo abaixo da derme. Ela é utilizada para a administração de medicamentos e vacinas que não causam irritação nos tecidos do corpo e precisam de uma absorção lenta e gradual.

Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.

Subcutânea: a vacina é aplicada na camada subcutânea da pele, chamada hipoderme. Neste local, o volume máximo é de 1,5 mL. Exemplos de vacinas: sarampo (mais informações neste texto), caxumba, rubéola e a vacina da febre amarela (atenuada).

Material utilizado:
01 seringa de 3 mm. 01 agulha para aspiração (40×12 ou 30×7) 01 agulha fina de pequeno calibre para injeção subcutânea (13×3 ou 13×4)

Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo)

Utilizar a agulha (10x6mm) em ângulo de 90° ou (25x7mm) na angulação de 45°.

Insulina, anticoagulantes e hormônios são exemplos de medicações aplicadas por via subcutânea. Geralmente, ela é utilizada para a liberação contínua de pequenas quantidades dos fármacos, resultando num efeito sistêmico e constante.

Entretanto, dentre os fármacos incompatíveis com a via subcutânea estão: o diazepam, a fenitoína e a clorpromazina, por provocarem necrose tecidual (14-19).

A injeção subcutânea é realizada no tecido subcutâneo. A extensa rede de capilares possibilita a absorção gradativa do medicamento e garante o perfil farmacocinético.

Para fazer a injeção subcutânea: Pinçar (segurar com os dedos indicador e polegar a pele) o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.

Consequências do erro relacionado à via de aplicação:
A aceleração da absorção pode também ocorrer, por exemplo, na aplicação de um medicamento no músculo quando o recomendado era a via subcutânea.

No Programa Nacional de Imunizações (PNI), o único imunobiológico administrado por via oral é a vacina contra a poliomielite. Os demais são administrados pela via parenteral: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa.

Quando é preciso aspirar antes de injetar? A aspiração é necessária quando o produto injetável é irritante ou muito espesso (o que não é o caso das vacinas) e pode causar prejuízos à saúde se chegar à circulação.

Para realizar este tipo de aplicação é preciso que as regiões estejam distantes dos grandes nervos e vasos sanguíneos, por isso os locais mais recomendados para estes tipos de aplicações são no músculo vasto lateral da coxa (região ventroglútea) e o músculo deltoide (braço).