O que significa vezes?

Perguntado por: iguterres4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Em que há multiplicação; designação plural de vez: foram raras as vezes em que consegui me expressar bem. Por vezes. Por momentos; em momentos não determinados com clareza: E por vezes as noites duram uma eternidade. Etimologia (origem da palavra vezes).

A expressão muitas vezes indica apenas que algo foi feito mais do que uma vez, sendo realizado de forma frequente e repetida, sem quantidade predefinida. É, assim, sinônima de frequentemente, repetidamente, reiteradamente, sistematicamente, regularmente,…

Trata-se de uma locução adverbial de tempo, ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “de vez em quando”, “por vezes”, “ocasionalmente”. Haverá crase sempre que a expressão sugerir sentido de tempo.

às vezes, raramente, excepcionalmente, ocasionalmente, invulgarmente.

Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”.

777 é o número da sorte, optimismo e sonhos realizados.

1. Que contém o dobro.

uma vez que
Plural: vezes. Plural: vezes. Ver também resposta à dúvida: ao invés de / em vez de.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Que usa muitas palavras ao falar: 1 prolixo, eloquente, facundo, loquaz, palavroso, verboso, falador, palrador, tagarela, difuso, pleonástico, redundante, difusivo, verborreico. Que se expressa com muitas palavras: 2 profuso.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Portanto e por tanto
“Portanto”, como visto, consiste numa conjunção conclusiva, já “por tanto” é usado para indicar a ideia de uma quantidade ou valor indeterminado. Exemplo: “Estiveste fora por tanto tempo que já estava com saudade”.

O contrário de amor é: Contrário de afeição: 1. aversão, antipatia, desafeto, desafeição, desapreço, desprezo, desamor, detestação, malquerença, inimizade, ódio, raiva, repulsa, horror, hostilidade, abominação, animosidade, execração, fobia, animadversão.

1 constantemente, muito, sempre, amiúde, frequentemente, amiudadamente, regularmente, habitualmente, quase sempre, sistematicamente, muitas vezes, com frequência, repetidamente, continuamente, incessantemente, novamente, seguidamente, ininterruptamente, continuadamente, reiteradamente.