O que significa veredito no dicionário?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

1. [ Direito ] Resposta dada pelo júri aos quesitos propostos pelo tribunal. 2. Opinião autorizada.

Que fala ou diz a verdade.

Significado de Proferem
Proferem vem do verbo proferir. O mesmo que: expõem, expressam, manifestam, pronunciam, dizem, articulam, declamam, leem, recitam.

“Certeza absoluta”
Embora muito usada com intuito enfático, essa expressão é redundante, uma vez que o substantivo certeza já significa convicção e segurança plena e total, indicando indubitabilidade. Errado: Você tem a certeza absoluta de que isso aconteceu assim? Certo: Você tem a certeza de que isso aconteceu assim?

Em que há verdade: 2 puro, genuíno, confiável, exato, fidedigno, fundamentado, insuspeito, válido.

Depois que os jurados dão o veredicto, o juiz, profere a sentença, declarando o réu inocente ou culpado, de acordo com a vontade popular, e aplica a lei penal ao caso. Dessa forma, o Tribunal do Júri significa um mecanismo do exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade.

A sentença do juiz deve, obrigatoriamente, espelhar o veredicto dos jurados, bastando que o magistrado faça menção ao resultado da votação e declare o réu condenado ou absolvido. Nota-se que o veredicto do júri é qualificado pela soberania, que se consubstancia em sua irreformabilidade em determinadas circunstâncias.

Veredito (do veredictum, "verdadeiramente dito") é a decisão proferida por um juiz ou júri sobre matéria submetida ao seu julgamento.

adjetivo Que fala ou demonstra a verdade; que está em conformidade com os fatos ou com a realidade: depoimento verídico. Que é constituído pela verdade; autêntico, verdadeiro: fato verídico. Etimologia (origem da palavra verídico).

Significado de Inverídico
adjetivo Sem exatidão; que não possui veracidade; sem verdade ou exatidão; que não fala a verdade. Etimologia (origem da palavra inverídico).

Significado de inverídicas: não verídico; não verdadeiro.

A expressão «hoje em dia» é correcta e não é redundante, visto que hoje e «hoje em dia» não significam o mesmo. Hoje é, regra geral, o dia em que estamos, enquanto hoje em dia tem que ver com a actualidade, o tempo presente, a época em que vivemos, etc.

Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar".

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”. Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”.

Coisa que chama a atenção, importante.

Que é legítimo ou autêntico.

1 acontecimentos, ocorrências, sucedidos, episódios, circunstâncias, situações, casos, eventos, lances, atos, conjunturas, acontecidos, sucessos, feitos, peripécias.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.

Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau. Por meio da sentença, o julgador decide, de forma monocrática, a questão levada ao seu conhecimento e põe fim ao processo na primeira instância.