O que significa ver um Louva-deus marrom?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A palavra, em grego, tem também o significado de “profeta”, “oráculo”, “aquele que vê à frente. Os antigos acreditavam que encontrar um louva-a-deus era sinal de sorte, pois ele indicaria o caminho para algo ou alguém perdido nas matas.

insetos pertencentes à Ordem Mantodea (do grego. mantis = profeta; eidos = aparência). Possuem corpo geralmente alongado e estreito.

Ao contrário de grilos, esperanças e gafanhotos, os louva-a-deus pertencem a outra ordem animal e, por isso, não possuem as típicas pernas saltadoras. Adquiriram, porém, um membro determinante: uma espécie de braço coberto de “espinhos” com músculos muito fortes, capazes de agarrar e capturar as presas.

Os louva-a-deus são atraídos por plantas que possuem flores grandes e brilhantes, como girassóis e margaridas. Esses insetos também são atraídos por plantas aromáticas, como lavanda e manjericão. Deixe algumas áreas do seu jardim com grama alta para que os louva-a-deus possam se esconder e caçar seus alimentos.

Pode até não parecer, mas todo louva-a-deus é delicado. Não tente pegar o seu pet, pois ele pode se machucar. Deixe que ele mesmo suba na sua mão e coloque-o em um pote enquanto limpa a gaiola. Inclusive, talvez seja melhor dar de comer a ele antes dessa transferência (para ele não atacar a sua pele!).

Ver um ao vivo é algo que poucas pessoas fizeram", diz Lanna, que recebeu financiamento para sua expedição da National Geographic Society. Em dezembro de 2017, Lanna e seus colegas do Projeto Mantis entraram na Mata Atlântica para encontrar e estudar louva-a-deus novos, raros ou historicamente não documentados.

O Louva-a-deus, apresenta diferentes cores, a cor depende do meio onde ele fez sua última troca de pele (exoesqueleto), portanto, sua cor pode variar do verde ao pardo, para se camuflar (homocromia), se a troca de pele aconteceu em uma área com muita erva, será verde, se a ecdise aconteceu em um ambiente com palha, ...

um ano

A louva-a-deus tinha cinco meses quando faleceu. A expectativa de vida da espécie é de cerca de um ano e, para que vivam em segurança, podem ser criados em vasos de plantas que estejam a uma altura segura para evitar quedas graves.

Primeiro, é importante saber que os louva-a-deus são inofensivos para nós. Não têm veneno nem mordem ou atacam. Nenhum deles, nem no Brasil nem no mundo. Os mais conhecidos são os verdes, por serem as maiores espécies.

A razão é a seguinte – no interior do abdome dos louva-a-deus, freqüentemente, está presente um verme fino e comprido (um seu parasita natural). Os índios acreditam que este verme é um filhote que, depois de nascer e crescer, transforma-se em cobra comum.

Já as esperanças têm as asas em formato de folhas e, na maioria das vezes, são verdes”, comenta. Porém, Fianco esclarece que a cor verde nem sempre é uma regra. Prova disso são as três novas espécies descobertas em sua pesquisa, de coloração preta e marrom.

Se virmos um grilo na nossa cozinha, ele trará fortuna para a casa; mas tenha cuidado, porque se o matarmos, teremos azar por um bom tempo.

Caso a pessoa encontre uma Esperança em sua caminhada, está com sorte. Se o inseto acabar pousando em alguma pessoa, pode ficar tranquilo, pois significa uma vida longa. E se ele entrar em sua residência por livre e espontânea vontade, prepare-se, pois virá fartura e prosperidade para sua vida.

Por ser predador de insetos menores, a existência dos louva-a-deus é altamente benéfica no arboreto, já que eles agem como reguladores de outras espécies e controlam o ambiente de forma natural. Além disso, pasmem: eles bebem água!

Dentre os insetos, joaninhas, vespas, formigas, tesourinhas, louva-deus, libélulas, alguns percevejos, larvas de moscas, entre outros, são predadores muito eficientes no controle de pragas agrícolas.

Para os mais receosos com insetos, o especialista tranquiliza: "Eles também não mordem, nem picam. Para o ser humano, os louva-a-deus não oferecem nenhum perigo."

Conversation. Primeiro, é importante saber que os louva-a-deus são inofensivos para nós. Não têm veneno nem mordem ou atacam. Nenhum deles, nem no Brasil nem no mundo.