O que significa ver um gambá?

Perguntado por: oconceicao5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Pode ter vindo como um alerta de que algum perigo está rodeando seu caminho. Sendo assim, sonhar com um gambá correndo tem o significado em que você precise tomar cuidado a sua volta, pois alguém ou alguma coisa pode estar sendo planejada contra você.

Pois, os gambás geralmente se tornam ativos depois que o sol se põe. Esses animaizinhos são atraídos para as casas pela comida e abrigo, então, se você os alimenta, eles continuarão aparecendo sempre.

Para gambás, qualquer tipo de comida irá atraí-los. São animais pouco exigentes e comem praticamente de tudo. Opte por rações ou sachês para animais de estimação ou atum, frutas, e até sobras de comida os atraem.

Saruê é um dos nomes dados ao gambá (Didelphis aurita) no Brasil, usado principalmente na Bahia e em outros estados do Nordeste.

Conhecido como o gambá-brasileiro, o saruê é um mamífero comum no Semiárido.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores.

Gambás são animais mamíferos que lembram ratos e destacam-se por ter uma longa cauda sem pelos, a qual utilizam para escalar. Esses animais têm hábitos noturnos e solitários e apresentam dieta onívora, na qual estão incluídos pequenos vertebrados, invertebrados e frutos.

Também conhecido como gambá, timbú ou cassaco (Didelphis albiventris), o saruê é um animal silvestre comum em todo o continente. Ele se adapta facilmente às regiões urbanas, devido à disponibilidade de alimento e de abrigo.

Em casos de aparecimentos de gambás e semelhantes, a recomendação é nunca tocar no animal para que ele não se sinta ameaçado e também não atacá-lo.

Os gambás se alimentam de insetos e roedores: “São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas”, alerta. Aqueles que matarem um gambá não só respondem por crime ambiental como estão passíveis de multa de R$ 500 por animal.

O saruê não é considerado um animal perigoso e possui hábitos noturnos, e costumam se alimentar de frutas, raízes, vermes, insetos, lagartos, anfíbios, aves e pequenos mamíferos como ratos, podendo ser encontrados em vários tipos de vegetação, e quando estas são afetadas por construções e desmatamentos, procuram abrigo ...

gatos-do-mato

Os principais predadores do gambá são os gatos-do-mato e o homem, que mata os gambás ou por ignorância ou por acidente (atropelamentos). A expectativa de vida do gambá é de 3 a 5 anos.

Os gambás são atraídos pelo cheiro de cachaça, a bebem e caem embriagados; os caçadores aproveitam-se disso para abaterem o animal sem ter que enfrentar o mal cheiro que ele utiliza como defesa. Daí nasceu a expressão bêbado como um gambá.

Gambás são carniceiros, por isso vão comer qualquer coisa nutritiva que encontrarem. Se você tiver árvores que produzem nozes, bagas, maças, ou outras frutas, limpe o quintal com seu rodo quantas vezes forem necessárias.

A importância ecológica dos gambás
Ao se alimentarem dessas frutas, eles desempenham um papel importante na dispersão de sementes. Além disso, não podemos nos esquecer de que os gambás comem insetos e também aracnídeos, como escorpiões, o que contribui bastante para o controle de pragas.

Saroé - Dicio, Dicionário Online de Português.

Apesar da má fama, esse marsupial não lança substâncias de mau odor para se defender. É comum que o saruê seja confundido com o cangambá, um animal norte-americano, que, ao se sentir ameaçado, libera líquido malcheiroso. Muita gente também confunde os saruês com ratos e ratazanas e, por isso, acabam matando o animal.

Procure imediatamente ajuda especializada junto aos órgãos ambientais da sua cidade. Em se tratando de um município, pode-se procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Zoonose ou a Polícia Militar, que normalmente possui equipe de patrulha ambiental e é de rápido e pronto atendimento.

O saruê tem hábitos noturnos. Em matas e áreas abertas, tem o costume de se refugiar no oco das árvores, local onde fazem seus ninhos com folhas e galhos secos.

O gambá-de-orelha-branca e gambá-de-orelha-preta eliminam odor apenas para marcar território, atrair parceiros ou em situações de extremo estresse, mas são cheiros que não chegam a incomodar as pessoas.

Gambá-da-virgínia
A espécie costuma dormir cerca de 18 horas por dia, deixando sua toca apenas em casos de extrema necessidade. Uma curiosidade sobre o gambá-da-virgínia é que ele literalmente cai duro no chão e se finge de morto quando se depara com um predador, na intenção de afastá-lo.