O que significa ver o Exu Tranca-rua?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O Exu Tranca Rua é cultuado principalmente por sua característica de ajudar na abertura dos caminhos desejados por aqueles que são fiéis a ele. De acordo com a prática das religiões, ele tem o poder de ajudar a vencer os obstáculos para conquistar objetivos.

Características. Observa-se uma predileção das cores branca e preta nas vestes para Tranca Rua das Almas, porém há outras configurações, como branca e roxa e até mesmo preta e roxa. Costuma usar capa, cartola, punhal, bengala ou cetro.

No dia 24 de Agosto comemora-se o dia de uma das entidades mais famosas das religiões de matriz africana: Exu Tranca Rua.

Exu é representado por um monte de terra que possui a forma de um homem agachado, apresentando um falo de tamanho respeitável, tornando-o deus da fecundidade e da copulação, o pênis ereto é símbolo de seu caráter truculento, violento e desavergonhado, é o desejo de chocar os bons costumes.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.

Tranca Ruas é a força de Ogum na esquerda da Lei da Criação Divina.

É só olhar pro seu próprio povo e o senhor vai ver que ninguém concorda com essa injustiça.” Naquele momento, o silêncio dizia “amém”. Calmamente, ele foi se retirando. Do fundo da assembleia, uma voz ecoou: “saravá, Seu Tranca-Ruas!” Virou-se e imediatamente avistou sua velha amiga, a mãe de Pedro.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Saudação a Tranca Rua

  1. Mora nas encruzas. Por isso, Peço licença à Lua, (Bis) Para saudar,
  2. Seu Tranca-Rua. Seu poder é fogo, Ninguém pode duvidar, (Bis) Ele é seu Tranca-Rua,
  3. Ena ena amojubá. Ena ena amojubá, Amojubá, Seu Tranca-Rua chegou pra trabalhar,

Exu é o Senhor dos caminhos e mensageiro dos Orixás. Rege a libido e a sensualidade. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas ou estampadas e ofereça-lhe uma farofa de dendê com bife acebolado. Seus números para sorte: 1, 7 e 11.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Trabalha com os Exus da Linha das Almas, e é uma das grandes associadas do Exu Tranca Ruas das Almas. A visão que se tem de Maria Padilha é na forma de uma linda mulher de estatura mediano-alta, magra, de cabelos e olhos negros, cabelos longos e lisos, com roupas muito curtas e sensuais.

Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum. Há uma superstição de você não deve beber ou transar com uma guia, mas discordo. Ela atua passivamente quando não há a ativação de uma entidade.