O que significa ver joaninha morta?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Se joaninhas vivas simbolizam sorte, joaninhas mortas poderiam representar azar.

Por este fato, a joaninha está associada à boa sorte, à felicidade, ao equilíbrio e à harmonia. Para os chineses, a joaninha representa a boa sorte e é uma mensageira do Divino. Na França, existe uma superstição que se uma joaninha pousar em uma pessoa, será aviso de renovação e transformação em sua vida.

Existe até uma lenda que diz que, depois que grupos de fazendeiros oraram à Virgem Maria para proteger suas plantações, supostamente apareceram joaninhas para defender o plantio. Por causa disso, alguns fazendeiros chamavam esses insetos de “Besouros de Nossa Senhora”.

Joaninhas gostam de plantas que retenham água em suas partes – folhas côncavas, flores de copo – coloridas e cheirosas. Assim, uma lista de plantas poderá te ajudar a atrair ou a manter as joaninhas perto da sua horta e pomar.

O que você precisa saber
Se uma joaninha pousar em você, é sinal de que terá boa sorte em breve. A cor da joaninha pode influenciar o significado dela no simbolismo. Por exemplo, uma joaninha amarela pode indicar que um amor nascerá ou que você viverá novas aventuras.

Qual joaninha é venenosa? Na verdade, nenhuma joaninha é venenosa, mas algumas delas são consideradas ameaças biológicas. Por exemplo, a joaninha-arlequim foi introduzida no Reino Unido para controle de pragas, mas acabou se proliferando rapidamente, o que gerou um impacto ambiental negativo.

Essa joaninha ocorre somente na Austrália e Nova Zelandia, seu nome é Halmus chalybeus, ou Steelblue Ladybug, traduzindo seria algo como “joaninha azul metálica”.

6 MESES

- AS JOANINHAS SÃO UM TIPO DE BESOURO; - ELAS PODEM MEDIR DE 1 ATÉ 10 MILÍMETROS, SÃO BEM PEQUENINAS; - A JOANINHA PODE VIVER EM TORNO DE 6 MESES, MAIS PRECISAMENTE, 180 DIAS; - ELAS VIVEM EM DIVERSOS JARDINS AO REDOR DO MUNDO INTEIRO; - ELAS SÃO CONSIDERADAS INSETOS MUITO ÚTEIS PARA A NATUREZA; - AS JOANINHAS SE ...

A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.

A joaninha existe nas cores vermelha, amarela e até mesmo verde, e muitas possuem características e curiosidades fascinantes, além de ser uma das espécies mais importantes no Brasil.

Embora a vermelha seja a mais conhecida, existem cerca de 5 mil espécies de joaninhas diferentes. As características e cores variam, indo do amarelo até o preto. Sua coloração chamativa serve como mecanismo de defesa – fenômeno chamado de aposematismo.

Tipos de joaninhas

  1. Joaninha-dos-7-pontos (Coccinella septempunctata) ...
  2. Joaninha-de-2-pontos (Adalia bipunctata) ...
  3. Joaninha Coccinella transversalis. ...
  4. Joaninha-de-22-pontos (Psyllobora vigintiduopunctata) ...
  5. Joaninha-asiática-multicolorida (Harmonia axyridis) ...
  6. A joaninha Coleomegilla maculata.

0,021 gramas

Como resultado, as joaninhas têm poucos predadores. Apenas alguns pássaros ou insetos grandes se atrevem a comê-las. No geral, elas variam entre 4 e 10 milímetros e pesam cerca de 0,021 gramas.

Presente em praticamente todo o país, ele se tornou uma praga agrícola e um problema sanitário, já que pode transmitir vermes que causam doenças como a meningite eosinofílica e angiostrongilíase abdominal.

As cores ainda são parecidas com as de animais venenosos. Então, quando os predadores (formigas, aves e sapos) avistam a joaninha, têm medo de ela ser um inseto perigoso e preferem evitar o ataque.

Ao avistar uma joaninha você está recebendo uma confirmação universal de que a boa sorte te cerca! É difícil de imaginar, mas esses pequenos animais são conhecidos em várias culturas, desde a antiguidade, como um sinal de bom pressagio.

Possuem uma carapaça feita de quitina, a mesma substância das unhas humanas. Comunicam-se por meio de sinais químicos liberados pelo corpo, os ditos feromônios. Ademais, não possuem nariz e não respiram pela boca, mas sim através do tórax e de pequenas aberturas.