O que significa ver flash de luz branca?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 22 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Em situações mais graves, a fotopsia pode estar associada a problemas oculares, como inflamações no nervo óptico ou condições neurológicas. Outro distúrbio que às vezes está relacionado aos flashes de luz é o descolamento de retina. A retina não tem fixação própria.

Pontos luminosos podem ser sintomas relacionados a alguns tipos de cefaléia ou alterações retinianas. Avaliação Oftalmológica é fundamental para descartar descolamento de retina antes de avaliação neurológica caso a retina esteja bem.

É frequente vê-los quando esfrega os olhos (já que a pressão exercida no globo ocular pode ativar os fotorrecetores da retina) ou quando passa de um ambiente escuro para outro muito iluminado. Este tipo de flashes nos olhos são normais, desaparecem imediatamente e não representam nenhum problema ocular ou de saúde.

Efeitos do estresse na visão
A ansiedade por si só pode causar o desenvolvimento de muitos sintomas oculares e visuais diferentes, dentre eles podemos listar: Visão embaçada, halos ou sombras. Nebulosidade na visão.

Dores de cabeça, sensação de vista cansada, visão turva, coceira e ardência, ressecamento dos olhos, também são sinais de alerta. Eles podem aparecer tanto em pessoas com altos níveis de estresse, quanto em pacientes com um quadro de fadiga ocular, popularmente conhecida como vista cansada.

Pacientes que sofreram traumatismos que atingiram o globo ocular devem permanecer atentos aos sintomas de surgimento de fotopsias por um prazo de até 60 dias.

Tratamento para fotopsia:
Quando ela não está associada a algum problema ocular, não há necessidade de tratamento, simplesmente acompanhamento de rotina no oftalmologista. Em situações de enxaqueca com aura, medicamentos para controlar geralmente são suficientes para reduzir as queixas de fotopsia.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

Os sintomas são outros: visão turva e embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, que progride à medida que o deslocamento evolui, flashes luminosos (fotopsias), “moscas volantes”, isto é, a sensação de insetos voando diante dos olhos e, nos casos mais graves, perda total da visão.

Pode ser um sinal de alteração do seu humor vítreo , retina e outros. Vai necessitar de um exame da retina. Mapeamento de retina ou outro que seu Oftalmo achar melhor.

Causas predominantes de ver pontos brilhantes
A contração do humor vítreo é comum em adultos e pessoas mais velhas por ser uma condição natural do olho. Essa substância passa a encolher e dá um puxão na retina ocasionalmente. Isso estimula o cérebro causando a ilusão de luz, os chamados flashes.

O descolamento de retina geralmente tem como sintomas flashes de luz (fotopsias) no canto da visão e o aparecimento de “sujeirinhas flutuantes” (moscas volantes) na visão do paciente. Em casos mais grave o paciente pode perceber uma cortina fechando em sua frente, além de piora da visão.

Use um flash externo: se você usa uma câmera fotográfica, você pode usar um módulo que permita a adaptação de um flash externo que irá cancelar a luz do flash da lente da câmera e evitar o reflexo nos olhos em fotos. Da mesma forma, existem flashes externos para celular que você pode utilizar.

O cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Primeiramente, acontece a redução do contraste, como se estivesse faltando luz. Consequentemente, há dificuldade de ler e escrever. Conforme evolui, as linhas tornam-se deformadas, as imagens ficam embaçadas e amareladas e uma mancha vai crescendo no campo visual central.

Cansaço constante, formigamento nas mãos e pés, mudança de apetite, problemas de pele, gastrite prolongada, sensibilidade emotiva excessiva, desejo sexual diminuído, irritabilidade excessiva, hipertensão arterial, tontura.

Sintomas da pressão intraocular elevada

  1. Redução da visão periférica.
  2. Dor intensa nos olhos.
  3. Dor de cabeça.
  4. Vermelhidão nos olhos.
  5. Dificuldades para enxergar.
  6. Náusea e vômito.
  7. Aumento de tamanho das pupilas.
  8. Visão turva e embaçada.

Faça pausas
Realizar uma pausa de 15 minutos a cada duas horas é importante para descansar a vista e hidratar os olhos. A recomendação dos oftalmologistas é para mudar o foco, a luz ou ir para um lugar ao ar livre. Assim, os olhos podem focar em algo distante para estimular a musculatura ocular.

O aumento repentino no número de moscas volantes e de flashes de luz, chamados de fotopsia, é um sinal claro do descolamento do vítreo. Neste caso, recomenda-se uma consulta imediata com o oftalmologista.