O que significa venerado na Bíblia?

Perguntado por: iveloso9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Venerar é um verbo transitivo, com origem do latim “venerari”, que significa a ação de reverenciar,de ter uma grande admiração pelo outro, é conferir honras a alguém. Para algumas vertentes do cristianismo, a veneração está relacionada à devoção aos santos, anjos e imagens.

Admiração excessiva por algo ou por alguém, geralmente, ocasionada pela demonstração de talento, poder, honestidade etc., do que ou de quem é alvo dessa admiração; consideração ou respeito: tinha veneração pelos avós; veneração do trabalho. Sentimento de amor oferecido: veneração pelos pais.

Sendo assim, as imagens sagradas não podem ser consideradas do próprio Deus, muito menos “mágicas”. “Podemos, porém, venerar quem representam e aprender com elas o seu significado maior, pois os objetos sagrados são separados (consagrados) para representar o Mistério de Cristo e sua Igreja.

Deus nos fez para que fôssemos santos e irrepreensíveis, porque Ele é todo santo e irrepreensível, e não se deixa levar por nenhum erro ou mal. É verdade que nossa natureza ficou indisciplinada, mal inclinada e, muitas vezes, deixamos de ser santos, não conseguimos ser puros como precisamos ser.

Em resposta, o papa Gregório Magno endereçou a ele uma carta, por volta do ano 600, em que destacava três funções principais das imagens: contribuir para o melhor entendimento das passagens bíblicas, especialmente para os iletrados que não têm acesso à palavra de Deus através da Bíblia Sagrada; trazer à memória a ...

O primeiro, para se ter uma ideia, aconteceu em 993 e foi atribuído a Santo Ulrico. Santo Ulrico era um bispo de Augsburg, na atual Baviera, Alemanha. Ele nasceu em 890 e faleceu em 973 (ou seja, entre sua morte e canonização passaram apenas 20 anos).

"Os santos não têm somente a função de servir de incentivo, de estímulo para os fiéis; contribuem também para fortalecer e acrescentar a união existente entre a Igreja dos falecidos (chamada de triunfante) e a Igreja peregrinante deste mundo.

Para algumas vertentes do cristianismo, a veneração está relacionada à devoção aos santos, anjos e imagens. É uma forma de homenagear e honrá-los, por intercederem no Céu pela Igreja.

Significado de Venerar
verbo transitivo direto Possuir excesso de consideração por; ofertar reverência a: venerar o pai. Sentir ou demonstrar adoração por; cultuar: venerar os santos pagãos.

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.

3 "Não terás outros deuses além de mim. 4 "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

A Bíblia defende o uso de imagens como você poderá conferir neste livro. Veneramos os santos, representados nas suas imagens, porque seus exemplos nos servem de modelo de vida e nos indicam o verdadeiro caminho: Jesus Cristo (cf. Jo 14,6). Eles intercedem por nós sem cessar diante de Deus.

A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo. Chamada de virgem por dois dos evangelistas, Mateus e Lucas, acredita-se que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida — pela doutrina cristã, por obra do Espírito Santo, ou seja, sem ter tido relações sexuais com homem algum.

Maria intercede por nós (Lc 1,39-47)

Levítico 19–20: “Sereis Santos Porque Eu Sou Santo”

A ordem – explicou o Papa - proíbe fazer ídolos ou imagens de qualquer tipo de realidade. “Tudo, de fato, pode ser usado como um ídolo”, ressaltou. “Estamos falando de uma tendência humana que não poupa crentes, nem ateus”.