O que significa vender a primogenitura?

Perguntado por: aconceicao4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A primogenitura significava o direito de posse, domínio e decisão sobre o futuro das propriedades da família para o filho mais velho. Esaú agiu de forma incoerente desprezando esse direito, mas bem sabia que para que o "negócio" fosse realmente fechado, teria que ter a aprovação e benção do pai.

Jacó disse que ele trocaria o guisado pela primogenitura de Esaú — que era a herança, a responsabilidade e a autoridade especiais a que Esaú tinha direito por ser o primeiro filho de Isaque.

Mas a primogenitura foi dada a Jacó porque ele guardava os mandamentos do Senhor e Esaú não.

Na cultura daquela época, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse. O filho primogênito então poderia tomar conta do restante da família, inclusive a viúva do pai.

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor. Esaú desprezou a sua herança.

Como resultado, o filho primogênito tornava-se o herdeiro principal da família. Ele, geralmente, herdava mais posses do que os outros irmãos. Além disso, também recebia uma série de privilégios, dentre os quais, a posição de chefe social e espiritual da família.

O prato de lentilhas passou a ser o exemplo de uma venda disparatada e infeliz em que o interesse momentâneo, imediato e aflitivo passa a valer mais que todos os outros interesses permanentes, definitivos e coerentes; troca-se oitenta por oito, ou nem isto.

Jacó não foi o primeiro filho de Isaque. José foi quase o último filho a nascer de Jacó. Mas todos esses três homens receberam as bênçãos da primogenitura. Em Gênesis 48, Efraim recebeu a primogenitura em lugar de seu irmão mais velho Manassés.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca. Esaú, o preferido do pai, tinha vocação rural, era caçador.

Na profecia de Jacó, Judá recebeu o direito da primogenitura, que por princípio era sempre do filho mais velho. Judá era o quarto filho. A primogenitura fora perdida por Rubem, por sua instabilidade emotiva, e por Simeão e Levi por causa de sua crueldade. Jacó afirmou que Judá seria louvado por todos os seus irmãos.

Esaú Se traduzirmos literalmente, Esaú significa "homem cheio de pelo", mas o nome também está associado com "aquele que age", o que se encaixa perfeitamente na história do protagonista.

Isso não depende do diabo, nem de Deus, apenas de você. Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira.

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

Um filho que possuía a primogenitura herdava não apenas as terras e as possessões do pai, mas também a posição do pai como líder espiritual da família e a “autoridade para presidir” (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Birthright”).