O que significa vaso de barro na Bíblia?

Perguntado por: dbittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Na época bíblica, os vasos de argila eram utilizados pelas pessoas em geral para trabalhos cotidianos. Uma das suas funções atribuídas aos vasos eram de enterrá-los no chão das casas, como uma espécie de silo, onde poderiam estocar o trigo, os grãos, o vinho e o óleo com a segurança de não estragá-los.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: "Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem". Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.

Vaso ou jarra é uma peça em forma de jarro que é utilizado para decorar salas, recepções, corredores ou ainda para decorar espaços abertos, como escadas ou jardins. Sua função é meramente ornamental, sendo utilizado para armazenar flores.

O Senhor moldou com amor a vida do profeta Jeremias, e isso nos lembra como Ele pode moldar a vida de cada um de nós. Seu nome significa “Jeová exaltará”, e embora tenha sido valente no serviço ao Senhor, o profeta Jeremias passou por muita angústia de espírito.

O segredo de ser um vaso útil e precioso para Deus é amá-lo de todo o coração e, andar em Sua presença, tendo prazer em adorá-lo e o servir.

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

O vaso de barro e o ouro passam pelo fogo para serem purificados, ambos em seu estado bruto, pode não ter valor algum para a maioria das pessoas. Contudo, a aparência não invalida sua essência.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.

“O barro é matéria-prima para todas as culturas e civilizações. Curioso como o homem se sentiu atraído por esta argila e sua plasticidade. Do utilitário dos cachimbos, vasos, urnas mortuárias ao decorativo, onde a função estética se evidenciava em relação ao uso.

A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.

“Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: 'O que você está fazendo? ' Será que a obra que você faz pode dizer: 'Você não tem mãos? ' Ai daquele que diz a seu pai: 'O que você gerou?

Abaixo temos uma lista, dada em ordem alfabética, dos principais tipos de vaso.

  • Bacias. ...
  • Cântaros. ...
  • Cestos. ...
  • Copos. ...
  • Odres. ...
  • Pratos.

O vaso de honra é todo aquele preparado para toda boa obra, é aquele vaso que esta a disposição do oleiro para cumprir a sua vontade, é o vaso que se dobra as circunstâncias quando necessário.

7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

Em geral, eram plantadas hortaliças e pomares, e foi assim que apareceram os primeiros jardins. Ainda na antiguidade, a sociedade inventou o vaso. O objetivo inicial era criar uma peça capaz de ornamentar espaços como varandas e terraços, deixando as plantas mais próximas do convívio humano.

Significado de Oleiro
substantivo masculino Fabricante de objetos de barro (louças, telhas, tijolos etc.); aquele que trabalha em olaria.

Quando o oleiro, pacientemente, molda um vaso, é natural que ele apresente alguns defeitos. Então, cabe a esse profissional decidir se aquele vaso continuará com as imperfeições ou se ele será remodelado. Da mesma forma Deus trabalha em nossas vidas.

Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?