O que significa vale de Hebrom?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Hebrom significa literalmente “confederação”, no sentido de amizade ou aliança.

Hebrom é uma cidade da Antiguidade ainda existente. Ela foi construída na extremidade sul das terras altas que vai de norte a sul, através da área da Palestina. Nos tempos patriarcais, ela era conhecida como Quiriate-Arba (Gn 23.2) e ficava sobre a colina conhecida como El Arbain.

O campo da cidade e suas aldeias foi dado a Calebe, filho de Jefoné, e Hebrom foi dada aos filhos de Aarão, o sacerdote, para ser refúgio para o homicida.

Davi reinou quarenta anos em Israel: sete anos em Hebrom e trinta e três anos na cidade de Jerusalém.

A expulsão dos palestinos deu início a uma série de conflitos pela terra que se estende até a atualidade, tornando difícil o processo de paz na região. Atualmente, a região em que vivem os hebreus, no Estado de Israel, continua sendo foco de conflitos.

São momentos muito tensos os vividos em Hebron, cidade da Terra Santa em que, há alguns milênios, venera-se a Gruta dos Patriarcas, onde Abraão foi enterrado de acordo com a tradição.

Origem. O nome "hebreus" vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio".

Calebe viu os gigantes de Hebrom quando ele tinha 40 anos de idade, e estava disposto a enfrentá-los imediatamente por causa da sua confiança no Senhor (Números 14:6-9). Nunca esqueceu daqueles adversários, e não abandonou sua fé em Deus.

Jerusalém, em hebraico Yerushaláyim, é derivada da palavra Yir'a, que significa temor a Deus, mais a palavra Shalem, que significa perfeição.

A distancia entre Hebrom e Siquém é 78 km.

O reinado de Davi marcou um período muito importante da história bíblica. Foi enquanto Davi estava ocupando o trono de Israel que o povo israelita viveu suas maiores conquistas. Nesse tempo não apenas a cidade de Jerusalém foi capturada por eles, mas seus maiores inimigos também foram derrotados.

Calebe era filho de Jefoné, que não era israelita, e sim do povo Quenezeu (Números 32:12; Gênesis 15:19). Porém, por ter mãe hebreia da tribo de Judá, era autêntico israelita que foi escolhido para representar sua tribo na espionagem da terra prometida herdando a promessa da conquista da terra que espionou.

Os hebreus eram um povo da Antiguidade que, segundo a narrativa bíblica, teria suas origens na Mesopotâmia. Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.

Calebe: Significa “cão” ou "cachorro". Tem origem hebraica e significa “cão” ou "cachorro". Nesse sentido, carrega consigo a simbologia desse animal, especialmente no que respeita ao atributo de lealdade.

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom.

Davi foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel. Reinou durante quarenta anos, entre 1006 e 966 a.

Abraão

O primeiro patriarca foi Abraão, que foi o responsável pelo estabelecimento dos hebreus nas terras da Palestina. Os próximos patriarcas foram os seus descendentes diretos, Isaac e Jacó.

Dessa forma, o termo judeus ficou conhecido. Atualmente, ele é usado para designar os seguidores do judaísmo. Além disso, é o termo mais usado para nomear os descendentes de Abraão. Logo, os termos hebreu, israelita e judeu cumprem o mesmo propósito.

Os hebreus, escravizados pelos egípcios, conseguiram sua libertação por meio de Moisés, em aproximadamente 1300 a.C.