O que significa útero em MVF?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

MVF: Útero médio vertido ou em medioversão. RVF: Retrovertido ou em Retroflexão (chamam de útero invertido) e o fator de ter somente esta disposição uterina isso não é fator para infertilidade. Nesta posição o útero assume a posição voltado para parte de trás do corpo.

O útero é um órgão de cerca de 8 cm localizado na cavidade pélvica feminina, superior e posteriormente à bexiga.

O Reporte Voluntário de Fadiga (RVF) é uma ferramenta de Gerenciamento do Risco à Fadiga por meio do SMS. O gerenciamento da fadiga depende da identificação dos riscos à fadiga e de reportes de segurança eficazes.

Para um útero “normal” de mulheres sem filhos, o padrão é de 50cm³ a 90cm³. Porém, são também possíveis valores em torno de 30cm³ e até 160cm³ para mulheres que já tiveram uma ou mais gestação. Tudo isso depende de diversos fatores que interferem no tamanho do útero ao longo da vida.

Quem possui útero retrovertido pode engravidar? Sim, quem possui útero retrovertido pode engravidar sem maiores riscos para a mãe ou o bebê. A posição do órgão não inibe suas funções reprodutivas, sendo considerada uma variação anatômica (retroversoflexão) normal. O mesmo ocorre em tratamentos de reprodução assistida.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Útero projetado para trás do corpo, na direção do reto, não é causa de endometriose. Ao contrário, é a endometriose que pode ser responsável pela mudança de posição do útero; Não existe um protocolo único para o tratamento da retroversão uterina. As medidas terapêuticas variam conforme as peculiaridades de cada caso.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Cada ovário ocupa, em média, um volume de 10 cc (cm cúbicos) ou o tamanho de uma amêndoa. Os ovários produzem os hormônios femininos (estrogênio e progesterona).

A espessura endometrial normal pelo exame de ultrassonografia da pelve em mulheres menopausadas é de até 4mm.

Útero invertido durante a gestação
O útero estar na posição invertida não provoca infertilidade, tampouco dificulta a fecundação ou a continuidade saudável de uma gravidez. Contudo, durante a gestação, o útero pode causar incontinência urinária, além de dores nas costas e para urinar ou evacuar.

O útero retrovertido é uma variação anatômica diferente das malformações uterinas: não altera a comunicação da cavidade com as tubas uterinas, não afeta a implantação embrionária, não impõe risco de abortamento e não coloca a saúde materna em risco. Portanto, uma condição segura para a gravidez.

O DIU é eficaz para quem tem útero retrovertido (pequeno)?
Sim. O DIU apresenta a mesma eficácia na prevenção da gravidez em todas as variações anatômicas naturais do útero feminino.

O útero é um órgão que apresenta um formato que lembra uma pera e possui cerca de 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2 cm de colo. Na mulher que nunca teve filhos, o útero pode apresentar cerca de 40 a 60 gramas; já na mulher que já teve bebês, ele pode apresentar entre 60 e 80 gramas.

ENDOMÉTRIO ADEQUADO
Para que se tenha sucesso no processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, é necessário que este tenha uma espessura mínima de 7 mm e máxima entre 12-14 mm durante a ovulação.

Nesta situação, o #útero aumentado pode empurrar outros órgãos, como a bexiga e o intestino, e até mesmo aumentar o risco para infecção urinária e mudar do hábito intestinal. Se considerado grande, o #mioma uterino pode provocar o aumento do volume uterino e distorção da anatomia do órgão.

As portadoras do útero retrovertido, geralmente, não apresentam sintomas, porém, há exceções e os sintomas que podem aparecer são: infecção urinária, dor e desconforto na pelvis, dor na evacuação, cólicas menstruais intensas, desconforto após menstruar e dor nas costas.

Apesar de não causar dificuldades para engravidar, o útero retrovertido pode causar algumas condições às mulheres com esta condição. A mulher que tem esta variação anatômica pode sentir dor na vagina durante a relação sexual, cólicas e dor ao evacuar.

Os tipos de malformações anatômicas do útero são:

  • Útero bicorno. Neste caso, o útero apresenta uma divisão vertical, em forma de fenda. ...
  • Útero unicorno. Essa anomalia acontece quando o útero se desenvolve com uma tuba uterina. ...
  • Útero didelfo ou duplo. ...
  • Útero septado. ...
  • Útero retrovertido.

Como saber o período fértil
Ele vai de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação. Portanto, para mulheres com ciclos de 28 dias seria possível engravidar cerca de 9 a 10 dias após o início da menstruação. Como se espera que a ovulação ocorra no 14 dia do ciclo, o período fértil será até o 15 dia do ciclo.