O que significa urutau cantando à noite?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O urutau ou "mãe-da-lua", é um pássaro que carrega muitas superstições devido as lendas que o cercam. Por desconhecimento, acabam por acreditar que a ave é sinal de mau agouro ou má sorte. Ave noturna e misteriosa, dona de canto melancólico e fúnebre.

A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe. Há muita superstição em torno dessa ave.

O principal motivo para fazer isso nesses horários é que, nesses momentos, eles são mais ouvidos e, como já foi mencionado, gastam menos energia ao cantar. Além disso, muitos utilizam as horas centrais do dia para se alimentar, cuidando, portanto, de outras coisas.

1. Urutau (Nyctibius griseus) Presente em todo o Brasil, inclusive em áreas arborizadas dentro das cidades, essa espécie também é comum em bordas de florestas. Como toda ave noturna, o urutau tem o hábito de cantar à noite!

Bacurau

Sabe qual pássaro canta à noite? O Bacurau! Essa espécie é bastante conhecida como Curiango ou Amanhã Eu Vou, como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga. O canto dele pode ser considerado assustador e penetrante, ouvido por horas durante as noites.

Por esse motivo, explica o especialista, é que surgiu o termo popular "rasga mortalha", que muitos acreditam que quando ela canta, é porque está anunciando a morte de alguém. "É considerada uma ave de mau agouro, pois acredita-se que seu canto seria um anúncio de morte por estar rasgando uma mortalha.

Um espírito que aparece no início da noite. Dizem que quando ela canta as crianças precisam entrar em casa e ir pra cama ou ela irá levá-las para o outro mundo.

Bom, de acordo com estudos, na natureza, as músicas estão associadas principalmente a duas atividades: chamar a atenção do sexo oposto ou afastar predadores. Claro, algumas espécies cantam por motivos distintos. No entanto, na maioria das vezes, o canto de pássaro é um galanteio ou uma provocação.

ORNITOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes aves noturnas americanas, sobretudo do género Nyctibius, que se caracterizam pelas suas vocalizações melancólicas, sendo também conhecidas como bacurau, chora-lua, mãe-da-lua, manda-lua, urutago, etc.

florestas

Ocorre em florestas, campos e cerrados por todo o País. O urutau (Nyctibius griseus) é conhecido também como mãe-da-lua e kúa-kúa. Em tupi, seu nome remete à “ave fantasma”, devido ao canto noturno.

Apesar do barulho causar arrepios em muitos moradores, alguns chegam até a falar em “alma penada”, o mais provável é que ele seja emitido por uma ave chamada urutau. Apesar de não ser uma espécie acostumada ao convívio urbano, ela vem sendo encontrada nas cidades com certa frequência.

Sabiá Apesar de toda sua popularidade, em 2013 o Sabiá foi alvo de uma das maiores polêmicas do mundo das aves. Inesperadamente, populações da espécie residentes em algumas áreas da cidade de São Paulo trocaram o dia pela noite e passaram a cantar por toda a madrugada.

Há quem diga que quando o bem-te-vi canta é sinal de que vai chover. Outras pessoas acreditam que quando um bem-te-vi se põe a cantarolar no quintal ou jardim de uma casa, a mulher moradora dali está grávida.

O simbolismo associado a essas visitas pode variar de acordo com as crenças e culturas, mas a presença de um pássaro pode ser interpretada como um sinal ou mensagem de diferentes maneiras. Na cultura popular, a presença de um passarinho pode ser interpretada como um sinal de boa sorte ou de proteção divina.

*A lenda do urutau (ou mãe-da-lua) tem origem entre os indígenas brasileiros. A ave de canto sombrio, que enxerga de olhos fechados e é capaz de passar horas sem se mover, mexe com a imaginação de muita gente e também com a curiosidade dos cientistas, que seguem estudando os hábitos da mãe-da-lua.

Comum em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados, o pássaro está presente em todo território brasileiro, inclusive dentro das cidades em locais mais arborizados, onde sua presença inusitada é frequentemente noticiada pelos jornais.

ENSINE SUA CALOPSITA FIU FIU - 1 HORA DE CANTO !

O nome urutau é de origem tupi e significa “ave fantasma”. O urutau-comum é encontrada da região da Costa Rica à Bolívia e em todo o Brasil, bem como na Argentina e no Uruguai. Tais aves chegam a medir 37 cm de comprimento e possuem plumagem variando entre marrom ou cinzento e peito com desenho negro.

ORNITOLOGIA (Strix bubo) ave de rapina noturna, existente em Portugal, alimenta-se sobretudo de mamíferos de pequeno e médio porte, tem cerca de 60 centímetros de comprimento, dois penachos na cabeça sobre os olhos grandes e alaranjados e plumagem malhada, em tons de castanho, preto e amarelo, sendo também conhecida ...

As aves habitualmente observadas pelos videntes eram o abutre, a águia, a coruja e o corvo. Por esse motivo, estão geralmente associadas a conotações pouco simpáticas. A expressão popular "ave de mau agouro" designa a pessoa portadora de más notícias ou aquilo que está associado a desgraças e maus presságios.

cuco-jacobino

Como o cuco-jacobino anuncia as monções
Existe uma lenda de que esse pássaro vive muitos meses sem água e, quando tem muita sede, chama as nuvens que trazem a chuva. Segundo a lenda, o pássaro só bebe a água enquanto ela está caindo, e nunca do chão.