O que significa urobilinogênio ausente na urina?
Ausência de urobilinogênio: a total ausência da substância na urina pode ser um indicativo de obstrução do ducto biliar, que impede a passagem normal de bilirrubina para o intestino.
Para que serve o urobilinogênio?
O aumento de urobilinogênio urinário é visto em doença hepática e nos transtornos hemolíticos. Sua dosagem pode ser útil na detecção precoce da doença hepática. Porém, os testes com as tiras reagentes não podem determinar a ausência de urobilinogênio, que é significativo na obstrução biliar.
O que quer dizer bilirrubina positivo no exame de urina?
A presença de bilirrubina direta (BD) na urina pode indicar alterações de funções hepáticas e do trato biliar. No Exame Qualitativo de Urina (EQU) é possível determinar a presença de BD na urina, através da utilização de tiras reagentes.
Como saber se o resultado do exame de urina está normal?
Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:
- pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
- Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.
Como saber se está com infecção urinária no exame de urina?
Alguns dos exames que o médico pode pedir:
Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção.
Quando o resultado do exame da Ausente o que significa?
Sempre que o resultado for “não reagente” nos documentos de exames, significa que o indivíduo não possui aquela doença, ou esta ainda não está desenvolvida em seu organismo naquele momento.
Quando a bilirrubina é preocupante?
Os níveis de bilirrubina direta aumentados podem indicar um problema na função do fígado e também na passagem da bile pelas vias biliares dentro e fora do fígado. A bilirrubina direta pode estar aumentada nas hepatites agudas e crônicas, nas reações tóxicas a várias drogas, alcoolismo e nas obstruções do trato biliar.
Qual o valor normal de urobilinogênio?
O urobilinogênio é uma substância comum e que pode ser encontrada na urina naturalmente, porém, quando em quantidades anormais, pode ser sinal de doenças ou condições prejudiciais à saúde. O valor de referência costuma ser algo entre 0,1 e 1,0 mg/ dL.
Onde é produzido o urobilinogênio?
O urobilinogênio é produzido no intestino a partir da redução da bilirrubina pelas bactérias intestinais. Aproximadamente a metade é reabsorvida pelo intestino, caindo no sangue, circula e volta para o fígado sendo mandado de volta para o intestino através do ducto biliar.
Qual a quantidade de leucócitos é considerado infecção urinária?
O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.
É normal ter bilirrubina na urina?
A urina normal não contém bilirrubina. Entretanto, níveis elevados de bilirrubina conjugada, que é solúvel em água, são eliminados na urina e identificados na urinálise de rotina. A associação de icterícia e colúria (bilirrubina na urina) sugere doença hepática ou obstrução biliar.
Qual é o valor normal da bilirrubina?
Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes: Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL. Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL.
Qual o valor normal do fígado?
Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 e 50 U/L. Valores até três vezes maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado.
Quando o resultado de urina é preocupante?
Alterações na cor. A cor saudável da urina é o amarelo claro. Quando esse tom está mais escuro pode ser indicativo de desidratação. Por outro lado, se a cor é mais esbranquiçada, a causa pode estar relacionada a uma grave infecção urinária ou uma fístula linfática.