O que significa uma vida virtuosa?

Perguntado por: lcurado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, CIC 1803: A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si. Com todas as suas forças sensíveis e espirituais, a pessoa virtuosa tende o bem, procura-o e escolhe-o na prática.

O significado de virtuosa remete a uma mulher valorosa, esforçada, em quem há fidelidade, de bom caráter e que cultiva a virtude em todas as áreas da vida humana.

No âmbito da religião cristã, as virtudes são catalogadas como virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais como a fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais, ou seja, a prudência, temperança, fortaleza e justiça.

Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).

A vida virtuosa acontece quando se alcança a paz de espírito como resultado de fazer a coisa certa em vez de viver de acordo com os códigos morais de uma religião e/ou da sociedade.

Ter tempo para pensar sobre a vida e as coisas da vida: momentos concretos, fixos, habituais, de meditação, de oração, de exame de consciência. Cultivar o hábito de ler, que facilita o hábito de pensar. Saber usar da memória: para aproveitar a experiência e retificar os seus erros.

Virtuosos exploram ideias através da criação, solucionando problemas, ensaios e erros, experiência de primeira mão. Essas personalidades gostam quando os outros se interessam pelos seus projetos e as vezes nem se incomodam quando invadem seu espaço.

“A maneira mais correta de sermos virtuosas é cuidando de nós mesmas, tirando um tempo a cada dia para cuidar do nosso espírito, das nossas emoções, das nossas mentes, mantendo-no conectadas com o Pai todos os dias. Quando estamos bem damos conta de qualquer outra tarefa em qualquer circunstância.

1 honesto, direito, digno, correto, bom, honrado, incensurável, íntegro, irrepreensível, justo, nobre, probo, reto, sério.

De fato, trata-se de uma questão interessante, uma vez que há uma certa coincidência entre os dons e as virtudes, e até se pode fazer uma correlação entre eles: fé-entendimento; esperança-ciência; caridade-sabedoria; prudência-conselho; justiça-piedade; fortaleza-fortaleza e temperança-temor de Deus.

1. Que tem virtude, que é inspirado pela virtude. 2. Casto, honesto, caritativo.

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

Virtudes humanas são qualidades morais padrão dos seres humanos, relacionadas com a construção da personalidade de cada indivíduo. A virtude é o princípio das boas ações e do bem-viver. A virtude conduz os indivíduos a agir corretamente, em benefício próprio e das pessoas afetadas pelas suas ações.

São as virtudes que regulam os atos humanos, ordenam suas paixões e guiam sua conduta, segundo a razão e a fé. Entretanto, os teólogos cristãos consideravam as virtudes como uma concessão divina, jamais uma conquista evolutiva do Espírito.

A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ). E por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus.

Mas o que seria um homem virtuoso para Aristóteles? Segundo o Estagirita, o homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. A virtude, ou a excelência moral, resulta do hábito, de sua prática.

Para Platão, toda virtude é conhecimento. Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a Educação não pode se restringir aos anos de juventude.

Em que consiste a via prudencial na busca de uma vida virtuosa? Procurar o equilíbrio entre a vida social e pessoal. Para Aristóteles, a finalidade do ser humano é alcançar um bem, porém, há muitos bens possíveis, quanto ao ser humano, há um bem maior.

Resposta: Ela vem do Latim VIRTUS, “força moral, valor, hombridade”, de VIR, “homem, varão”.

Virtuosa é aquela que tem confiança em si mesma e não tem receio de encarar os desafios e perseguir seus objetivos. A mulher virtuosa destaca-se por seu caráter nobre e integridade moral, que a tornam admirável aos olhos de todos.