O que significa uma tomada bivolt?

Perguntado por: aAvila4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O que é a tomada bivolt? A tecnologia bivolt significa que a máquina opera em duas voltagens, sendo que o aparelho pode ter uma chave seletora ou se adequar automaticamente à tensão da fonte de energia em duas faixas distintas, fixas e específicas.

No autovolt o aparelho irá suportar quaisquer tensões entre 90 e 240V na maioria dos equipamentos, portanto utilizar o termo "bivolt automático” é incorreto, pois a fonte bivolt suporta exclusivamente duas tensões 127V e 220V.

As fontes bi-volts automaticas são aquelas que não tem chave 110 220 ela já detectam a voltagem automaticamente. a base deste circuito é a mesma base para qualquer fonte automatica, que é atraves de um chaveamento de alta frequência.

O aparelho bivolt é aquele com duas opções de voltagem. Geralmente, esse tipo de aparelho tem um pino, que permite que você mude a voltagem para 127V ou 220V. Com isso, dependendo do lugar que você estiver, poderá fazer o ajuste e evitar possíveis danos.

Gente, a geladeira bivolt é um eletrodoméstico muito prático porque funciona tanto em tomadas de 110V, ou volts, como de 220v. E ela pode vir com outros recursos bem legais também!

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Bivolt é a capacidade de um equipamento elétrico de ser ligado a circuitos que possuam duas voltagens, geralmente entre 127V e 220V.

O aparelho bivolt é aquele com duas opções de voltagem. Geralmente, ele têm um pino, que permite que você mude a voltagem para 127V ou 220V.

Bivolt é a capacidade de um equipamento ser ligado a dois circuitos com voltagens diferentes – ou seja, 127V e 220V.

A tomada bivolt tem dois bornes para os cabos de fase L1 e L2, o N para o cabo de neutro, além do borne para o cabo de proteção que tem símbolo de aterramento. A identificação dos bornes não é muito difícil, e na embalagem mostra como fazer a ligação. A tomada bivolt tem 4 bornes para conexão dos cabos.

Nos dias atuais, boa parte dos carregadores são bivolt, ou seja, funcionam tanto em tomadas 110V como em tomadas 220V sem nenhum problema ou risco.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.

O Ampere é um aplicativo gratuito para Android que mostra a amperagem da recarga da bateria do smartphone, seja ligado diretamente na corrente elétrica, ou através de uma porta USB. Através do app, é possível saber o mínimo e máximo da amperagem atingida, voltagem, a saúde da bateria e até a temperatura.